Alonso, que chegou ao Real com a reputação de inovador em termos de táticas, depois de ter conquistado títulos no Bayer Leverkusen, colocou em campo uma defesa de cinco jogadores pela primeira vez desde que assumiu o cargo.
O sistema, com três defesas e laterais agressivos, marcou um afastamento significativo da tradicional formação 4-3-3 usada pelos antecessores Carlo Ancelotti e Zinedine Zidane na última década.
A mudança evocou memórias da equipa de Vicente del Bosque, vencedora da Liga dos Campeões em 2000, a última equipa do Real Madrid a adotar uma estrutura deste tipo.
"Estamos a fazer isso passo a passo", disse Vinicius Jr. à DAZN. "É claro que não nos podemos adaptar tão rapidamente às ideias do treinador, é preciso tempo. Mas hoje foi um bom jogo para isso, principalmente no primeiro tempo".
Alonso utilizou uma defesa com quatro jogadores nos primeiros jogos do Real na fase de grupos, um empate (1-1) com o Al Hilal e uma vitória por (3-1) sobre o Pachuca, mas, esta madrugada, Aurelien Tchouameni foi colocado entre os defesas Antonio Rudiger e Dean Huijsen, com Trent Alexander-Arnold e Fran Garcia como alas.
Jude Bellingham e Arda Guler atuaram como médios criativos, com Federico Valverde na contenção, enquanto Vinicius Jr. e Gonzalo Garcia lideraram o ataque.
A mudança tática deu frutos e o Real Madrid dominou o jogo.

Bellingham e Guler encontraram sempre Vinicius em posições perigosas e o brasileiro abriu o marcador aos 40 minutos, passando por dois defesas e rematando para o canto inferior direito.
O avançado Gonzalo Garcia selou a vitória aos 84 minutos, ao rematar em arco para bater o guarda-redes do Salzburgo, culminando um rápido contra-ataque.
O desempenho foi uma clara melhoria em relação aos jogos anteriores do Real na fase de grupos, que, por vezes, não foi convincente.
"A primeira parte foi séria. Jogámos com paciência, sabendo que não podíamos ganhar em 10 minutos e que tínhamos de ser maduros para encontrar a nossa oportunidade", disse Alonso aos jornalistas.
"Começámos bem a segunda parte e, com o resultado de 3-0, estou contente com os rapazes".

O Real Madrid defronta a Juventus nos oitavos de final, altura em que a abordagem tática de Alonso será mais analisada. Espera-se que tenha o avançado Kylian Mbappé disponível depois de o francês perder a fase de grupos devido a uma doença.
"Vamos esperar para ver, não me quero precipitar. Pensámos que o Kylian estaria pronto para este jogo, mas não foi o caso", disse Alonso. "Agora temos quatro dias. Quero ser otimista, mas também cauteloso".
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________________________________________