Mais

Anselmi: "Sempre pensei em como preparar um jogo contra Messi"

Martín Anselmi, treinador do FC Porto
Martín Anselmi, treinador do FC PortoFederico PARRA / AFP
Martín Anselmi, treinador do FC Porto, lançou a antevisão do encontro frente ao Inter Miami, de Lionel Messi e companhia, a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, agendado para esta quinta-feira, dia 19, às 20:00.

Acompanhe as incidências da partida

Inter Miami"Vamos enfrentar uma equipa que gosta de ter a bola, que tem jogadores com uma trajetória impressionante. Então é por aí que passará o jogo, teremos de tentar controlar o jogo através da posição, termos nós a bola e ser agressivos sem bola. Para podermos olhar em frente e buscar os três pontos".

Muitos argentinos no Inter Miami: "Sempre pensei em como preparar um jogo contra Messi. Mas agora decidimos pensar em nós, em recuperar fisicamente, em como recuperar a bola… Quanto mais tiveres a bola menos dano te farão. Mas sim, ter a oportunidade de defrontá-los é uma desafio mais e uma forma de celebrar esta profissão".

Lado tático: "No final o futebol são 11 contra 11 e para ser mais forte há que demonstrá-lo em campo. Nem todas as equipas supostamente mais fortes se têm superiorizado na prova. Nós sabemos o que queremos, sabemos da nossa história, do peso do nosso escudo. No Palmeiras não chegámos com o ritmo que queríamos, tivemos as férias, a paragem e isso é incomparável com uma atividade contínua. Recuperámos os jogadores por estes dias, preparámos o jogo com imagens e, depois, em campo".

Lionel Messi: "Para nós argentinos, Messi deu-nos muitas alegrias. Mas ao ter que enfrentá-lo para mim é mais um jogador que há que tratar bem, para que a bola não passe por ele, e isso vai aproximar-nos da vitória. Pensar em nós e saber que a nossa estratégia defensiva não depende de um jogador".

Acompanhe os relatos no site ou na app
Acompanhe os relatos no site ou na appFlashscore

Relação com Mascherano: "Tanto Mascherano como Ustari conheço-os pelas suas trajetórias. Não os conheço pessoalmente, mas como treinador tenho visto a trajetória de Mascherano. No Inter tem uma equipa que tem evoluído, que tem posicionamento e gosta de ter bola. O nosso trabalho, como disse, será cortar essa circulação para termos nós a bola e sermos protagonistas".

Evolução do FC Porto: "Há muitas facetas de jogo, das quais temos falado, e das quais nos vamos aproximando da equipa que queremos ser. O Palmeiras fez 38 cruzamentos e nós soubemos defendê-los. Há aí um trabalho de linha, de equilíbrio, que não começou esta semana. Naturalmente cada adversário coloca-te situações distintas. Sabíamos que o Palmeiras cruzava mais de Piquerez, enquanto agora Messi faz outras coisas por exemplo, como Jordi Alba. Agora, a equipa procura aproximar-se da sua essência. Amanhã (hoje) vamos ter momentos em que seremos ultra pressionantes, outros não. Nós sabemos o trajeto que queremos fazer, que estamos a fazer, e depois, sim, há o resultado".

Perfil como treinador: "Nós definimo-nos como corpo técnico. Gostamos de planificar bem cada partida, damos um sentido à nossa equipa a partir do que é o rival. Gostamos de identificar diferentes formas de defender pensando no rival. Gostamos de ter uma equipa inteligente, pois há rivais em que deves deixar dar o primeiro passo e outros em que tens de tentar tirar a bola logo na primeira linha. Nós sabemos como queremos atacar, mas como vamos fazê-lo em cada ação isso também passa pelo adversário. O que ele fizer vai dizer-me onde terei vantagem: se no espaço, se no passe. Quando tens um jogador inteligente que percebe as vantagens, o jogo começa a fluir melhor. Noutro dia tivemos essa inteligência, mas o gesto técnico não foi o melhor".

Onze: "Amanhã (hoje) veem".

As contas do grupo do FC Porto
As contas do grupo do FC PortoFlashscore

Contas do grupo: "Num formato mundial, comtrês partidas, todos são importantes. Se não tens um resultado bom, estás longe de te classificar. Mesmo que tenhamos um bom resultado neste jogo, também teremos de o ter no último jogo".

Diferenças entre equipas europeias e americanas: "As equipas sul-americanas são sempre competitivas, têm sempre essa fome de competir, nunca te vão dar uma ação por perdida. E têm também muita história, muitos títulos. As equipas europeias parece-me que lhes está a custar a paragem competitiva. Penso que vai ser uma 2.ª jornada muito interessante".

Problemas defensivos do Inter Miami: "Nós queremos ter a bola e planificamos a forma de defender para a termos. Claro que se estiveres de uma forma mais recuada terás mais espaço, mas não o faremos mais baixo se isso não me beneficiar. Com o Palmeiras, pontualmente defendemos em bloco médio/baixo e saímos em transição. Amanhã temos as nossas estratégias, cientes de que não se pode controlar por completo uma partida. E dito isto, há que ter em conta que defender as transições rápidas não é difícil apenas para o Inter Miami, é difícil para qualquer equipa".

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________