Mais

Enzo Fernández a uma vitória de conquistar o cinturão de bicampeão mundial

Enzo Fernandez procura vitória histórica
Enzo Fernandez procura vitória históricaJUAN MABROMATA / AFP
O capitão e principal jogador do Chelsea, Enzo Fernández, terá uma missão especial na final do Mundial de Clubes contra o Paris Saint-Germain no domingo: a chance de se tornar bicampeão mundial, o ápice de uma temporada que teve alguns momentos obscuros.

Siga as incidências da partida

O médio de 24 anos é o único jogador que pode alcançar essa honra no MetLife Stadium, nos arredores de Nova Iorque, uma vez que é o único argentino a vencer o Campeonato do Mundo de seleções nacionais no Catar-2022 com hipóteses de levantar o título.

Os plantéis dos dois finalistas têm apenas mais um jogador da Albiceleste, o defesa-central Aaron Anselmino, de 20 anos, que não esteve no torneio do Catar e jogou apenas dois minutos no Campeonato do Mundo, na vitória por 4-1 sobre o Benfica nos oitavos de final.

Mas a importância de Enzo Fernández para os Blues vai além das suas hipóteses de ostentar dois títulos de campeão do mundo, uma distinção alcançada no passado por, pelo menos, os espanhóis Iker Casillas e Xavi Hernández (2010), o alemão Toni Kroos (2014) e os franceses Raphael Varane (2018) e N'Golo Kanté (2021).

"Estou mais do que encantado com Enzo"

Formado nas camadas jovens do River Plate, Enzo participou em todos os seis jogos da equipa londrina - cinco deles como titular - na renovada competição da FIFA.

E é o principal autor de assistências da equipa de Enzo Maresca, com três, a última das quais na vitória por 2-0 sobre o surpreendente Fluminense na meia-final do Mundial de Clubes.

"Alcançámos três objetivos na época com a Conferência; qualificámo-nos para a Liga dos Campeões e agora estamos numa final. Estou muito feliz com o desempenho e o esforço dos meus companheiros de equipa", afirmou o jogador depois de chegar à final.

Números de Enzo Fernández
Números de Enzo FernándezFlashscore

O bom momento de Enzo Fernández tem aroma de vingança, depois de ter perdido espaço em parte do percurso europeu para a dupla formada pelo belga Roméo Lavia e pelo equatoriano Moisés Caicedo, este último de grande nível no Campeonato do Mundo.

Apesar de ter optado por outros jogadores na altura, Maresca proclamou publicamente a "confiança" absoluta no seu capitão e explicou que as passagens pelo banco se deviam ao potencial físico de Lavia e Caicedo.

"No início, teve algumas dificuldades connosco, mas depois arrancou, compreendeu bem o que queremos dele, onde tem de estar, para onde tem de ir, a forma como se está a envolver como líder da equipa... Estamos mais do que satisfeitos com Enzo", disse Maresca antes do confronto com o Flu.

O homem da final

Mas nos momentos mais decisivos, o argentino, mais ofensivo que os seus colegas, esteve presente desde o início, como na goleada por 4-1 na final da Liga Conferência sobre o Betis, que garantiu o primeiro título desde 2021.

A conquista da Conferência, a mais pequena das competições do Velho Continente, permitiu ao Chelsea tornar-se a primeira equipa a vencer todas as competições internacionais de clubes na Europa.

Foi uma consolação para um clube que investiu em contratações como nenhum outro desde que foi comprado pelo empresário americano Todd Boehly em 2022, após a saída abrupta do oligarca russo Roman Abramovich.

O triunfo após uma seca de quatro temporadas evidenciou outra característica de um homem que, em apenas cinco anos como sénior, venceu seis de sete competições finais.

Ganhou estrelas com a Argentina no Mundial de 2022 e na Copa América de 2024, com o Defensa y Justicia na Taça Sul-Americana em 2020 e na Recopa Sul-Americana em 2021, com o River Plate no Troféu dos Campeões da Argentina em 2021 e na Liga Conferência em maio.

Perdeu apenas a Taça da Liga Inglesa para o Liverpool em 2024, um recorde para tentar intimidar o poderoso PSG de Luis Enrique, o atual campeão europeu que goleou o Real Madrid por 4-0 na meia-final.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________