Mais

Exclusivo com Makelele: Ícone do Chelsea dá apoio a NIco Jackson e prevê grandeza para Caicedo

Jackson (à esquerda) tem sido muito criticado nas últimas semanas
Jackson (à esquerda) tem sido muito criticado nas últimas semanasRafal Oleksiewicz / PA Images / Profimedia
Claude Makelelé, ídolo do Chelsea, falou sobre a atualidade do clube londrino, particularmente sobre o avançado Nicolas Jackson, protegendo-o das crescentes críticas em torno da sua forma recente.

O avançado senegalês, que se transferiu do Villarreal para os blues, completou duas temporadas em Stamford Bridge, com 30 golos e 12 assistências em 80 jogos em todas as competições. Um dos momentos mais marcantes foi o golo decisivo na final da Liga Conferência. No entanto, os recentes contratempos disciplinares - dois cartões vermelhos em quatro jogos - atraíram uma enxurrada de críticas.

As expulsões contra o Newcastle, no campeonao, e o Flamengo no Mundial de Clubes geraram preocupações sobre a sua disciplina, levando adeptos e especialistas a questionarem o seu temperamento. Agora, alguns duvidam se continua a ser uma opção a longo prazo para o clube londrino. No entanto, Claude Makelelé, que também enfrentou muita pressão durante os dias de jogador em Stamford Bridge, destaca o estilo altruísta de Jackson.

"É claro que ele está muito bem, mas todos o criticam. É um avançado que faz sacrifícios pela sua equipa. Eu conheço-o, já passei por isso. Sei que é um bom rapaz, compreende-se. Claro que precisa da ajuda de outro avançado, porque não pode jogar todos os jogos. Ele quer jogar no Chelsea e, para mim, é um bom jogador", disse Makelelé ao Flashscore.

A qualidade de Caicedo no meio-campo

Considerado por muitos como um dos melhores médios defensivos da sua geração, o francês desempenhou um papel crucial durante a era dourada do Chelsea sob o comando de José Mourinho.

Depois de chegar do Real Madrid em 2003, tornou-se o pilar de uma equipa dominante, ajudando o clube a conquistar dois títulos consecutivos da Premier League (2004/05, 2005/06), uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma Supertaça de Inglaterra durante cinco anos. Dado o seu estatuto lendário e a sua influência duradoura na função moderna de médio defensivo, Makelele foi naturalmente questionado sobre Moisés Caicedo e sobre a sua posição entre os melhores médios do mundo.

"É uma geração diferente de médios, mas gosto muito deste jovem jogador pela forma como ele desempenha a sua função. Está sempre a sorrir e faz sempre um bom jogo. Se continuar com este nível de empenho e ganhar a liderança certa na equipa, acredito que pode tornar-se um dos melhores médios da atualidade. À medida que o conhecemos melhor, fica claro que é um dos melhores da equipa, capaz de moldar o seu próprio papel - porque é isso que um verdadeiro médio faz", indicou.

Desde que chegou a Stamford Bridge, Caicedo estabeleceu-se rapidamente como uma figura chave no plantel. Inspirado por Paul Pogba e N'Golo Kanté, abraçou as qualidades dos dois jogadores e as aperfeiçoou em campo.

O Chelsea é candidato ao título da Premier League?

Makelelé também partilhou uma visão ponderada sobre as esperanças do Chelsea na conquista do título da Premier League na próxima temporada, enfatizando a importância da paciência e da concentração enquanto a equipa tenta recuperar de uma campanha difícil.

Na temporada passada, os comandados de Enzo Maresca enfrentaram uma campanha turbulenta, marcada por momentos de inconsistência e uma série de lesões que prejudicaram a coesão da equipa. Apesar desses desafios e das dificuldades para estabelecer um ritmo consistente em campo, mostraram resiliência e acabaram por garantir um difícil quarto lugar na Premier League.

Quando questionado se o desempenho no Mundial de Clubes indicava um verdadeiro desafio a equipas como Liverpool, Manchester City e Arsenal pelo título de 2025-26, o francês respondeu que ainda é cedo para tirar ilações. 

"Por agora, temos de deixá-los terminar esta competição (Mundial de Clubes) e depois estarão concentrados na Premier League. A Premier League é muito dura. É a competição mais difícil do mundo", vincou.

O Chelsea vai defrontar o Fluminense na meia-final do Mundial de Clubes, na terça-feira, no Estádio MetLife, com o vencedor a defrontar Paris Saint-Germain ou Real Madrid na final.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________

Shina Oludare
Shina OludareFlashscore News