Apesar da derrota com o Bayern, a campanha do Flamengo incluiu uma vitória imponente por 3-1 sobre o Chelsea, da Premier League.
O treinador rubro-negro mostrou capacidade de desafiar gigantes europeus, um feito raro para clubes brasileiros nos últimos 13 anos.
Elogios na imprensa internacional
A mídia europeia tomou conhecimento da performance do técnico, com o jornal espanhol Marca descrevendo-o como"um dos grandes em formação", enquanto o L'Equipe, da França, elogiou a sua "brilhante transformação" no Flamengo.
O Athletic classificou-o como "um jovem técnico com um futuro brilhante".
"Com a sua experiência de jogo na Europa e o seu sucesso gerencial inicial, Filipe Luís é visto como a melhor esperança do Brasil de levar um técnico brasileiro de volta às principais ligas da Europa", escreveu a Reuters.
Os técnicos brasileiros têm tido dificuldades para entrar na Europa nos últimos anos, sendo a breve passagem de Sylvinho pelo Lyon, há mais de cinco anos, o último exemplo de destaque.
"Há níveis no futebol, e chegar ao topo é difícil para os clubes fora da Europa. Mas mostramos que podemos competir contra um rival muito superior e a maneira como jogámos deixou-nos mais perto da vitória", disse Filipe Luís após a eliminação do Flamengo no Mundial de Clubes.
O ex-lateral do Atlético de Madrid e do Chelsea transformou o Flamengo desde que assumiu o cargo, no ano passado, conquistando três troféus nacionais nos seus primeiros quatro meses no comando técnico.
O Mundial de Clubes, de resto, foi o primeiro torneio que Filipe Luís não conseguiu vencer no comando do Rubro-Negro.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________________________________________