Siga as incidências da partida
Perto de completar 40 anos, Filipe Luis teve uma rápida ascensão como treinador e a sua equipa do Flamengo é uma das maiores ameaças aos gigantes europeus no Mundial de Clubes.
Com a camisola do clube carioca, com o qual foi bicampeão da Libertadores (2019 e 2022), o ex-lateral-esquerdo assumiu o cargo de técnico da equipa principal em 30 de setembro, no meio de uma crise que tomou de assalto o então técnico Tite.
Nos seus primeiros passos como treinador, Filipe Luís tinha estado à frente da equipa de sub-20 e era uma aposta arriscada.
Filipe Luís ganhou a aposta.
Apenas 41 dias após a sua entrada, conquistou o seu primeiro título: a Taça do Brasil. A Supertaça do Brasil e o Campeonato Carioca foram adicionados em 2025.
A sua equipa perdeu apenas três jogos e continua a marcar o ritmo na corrida para ganhar o Brasileirão, a Libertadores e, mais uma vez, a Taça do Brasil em 2025.
"Estamos no caminho certo. Ultrapassámos barreiras e adversidades e fizemos uma excelente primeira metade da época", disse em conferência de imprensa após a última atuação dos cariocas antes do Mundial de Clubes, em que golearam o Fortaleza por 5-0.

Cholo Simeone, um exemplo
O argentino Diego Simeone foi várias vezes apontado como uma "inspiração" para se tornar treinador.
Ao trabalhar com ele durante oito anos como jogador do Atlético de Madrid, em duas passagens entre as épocas 2010/11 e 2018/19, herdou o dogma de ir "jogo a jogo", com ambição, mas sem menosprezar ninguém.
"Isso mantém-nos com os pés no chão", disse numa entrevista ao site da FIFA.
É assim que encara o Mundial de Clubes, no qual o Flamengo divide o Grupo D com o Chelsea (clube que defendeu na temporada de 2014/15), o Espérance, da Tunísia, e o Los Angeles F.C., da cidade de Los Angeles.
Os dois primeiros avançam para os oitavos de final e os cariocas são grandes favoritos ao lado dos londrinos.
"É fácil subestimar os nossos adversários, mas se os clubes estão no Mundial de Clubes é porque merecem", disse o técnico.
O brasileiro está confiante em "ir longe", ecoando as palavras que percorreram os corredores de outra lenda dos Colchoneros, Luis Aragones, campeão europeu com La Roja em 2008.
"Há uma frase: 'só há um caminho no futebol, ganhar, ganhar e ganhar de novo'. Luis Aragonés disse-a. Foi muito repetida no Atlético de Madrid e ficou-me na memória", disse ao site da FIFA.
No Atlético, numa altura em que o Real Madrid e o Barcelona pareciam fora de alcance, o antigo defesa conquistou uma LaLiga e uma Taça do Rei com Simeone, bem como dois troféus da Liga Europa e duas Supertaças Europeias.
O lateral considera o português Jorge Jesus, com quem conquistou seus dois títulos da Libertadores no Flamengo, outro dos seus mestres.
"Sangue bom"
Com craques como Bruno Henrique, Pedro ou os uruguaios Giorgian De Arrascaeta e Nicolás de la Cruz, o Fla tem matéria-prima para fazer frente ao Mundial de Clubes.
Um dos maiores ídolos da história do Flamengo, Zico, não poupa elogios a Filipe Luís.
"Esse menino é sangue bom! É profissional ao extremo", disse o ex-médio, que conquistou a antiga Taça Intercontinental com o Fla em 1981, numa inesquecível vitória por 3-0 sobre o Liverpool.
Em entrevista ao Jornal dos Sports, Zico relembrou a carreira de jogador do ex-lateral: "Por onde passou, representou bem o nosso futebol".
"E agora está a fazer isso como treinador, justamente quando estrangeiros como Abel Ferreira estão a assumir o comando do Palmeiras".
_______________________________________________
Patrocinado:
Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________