Mais

Guardiola admite ter pedido permissão a Klopp para contratar o seu ex-adjunto do Liverpool

Guardiola falou com Klopp antes de fazer proposta por Lijnders
Guardiola falou com Klopp antes de fazer proposta por LijndersAFP
O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, admitiu que conversou com Jurgen Klopp antes de ir atrás da contratação do adjunto Pepijn Lijnders, ex-parceiro do alemão no Liverpool.

"Foi uma longa conversa. Sugeri que estava a pensar em Pepijin e ele deu-me a sua opinião. Depois disso, tive um tempo para refletir. Eu estava em contacto com Lijnders. Pedi permissão a Jurgen, é claro, pois não queria interferir. Perguntei se haveria algum problema e ele disse que de forma nenhuma. Depois de um ou dois dias, decidimos que sim", contou Guardiola.

"Sou uma pessoa de sorte com os meus adjuntos na minha carreira. Todos me ajudaram incrivelmente. Eles tornaram-me um técnico melhor. Tenho a certeza de que Kolo Touré e especialmente Pep o farão. Eu bebo do seu conhecimento. Conversamos muito sobre futebol e treino, ele tem sido uma inspiração para mim", afirmou o técnico.

Lijnders já começou a trabalhar com Guardiola e juntou-se ao espanhol para o Mundial de Clubes nos Estados Unidos. Rayan Ait-Nouri, Marcus Bettinelli, Tijjani Reijnders e Rayan Cherki foram todos contratados a tempo para a competição e serão, ao lado de Lijnders, os rostos novos sob o comando de Pep.

O treinador adjunto deixou o Liverpool ao mesmo tempo que Klopp, no final da temporada 2023/24, e trabalhou durante um dos períodos mais bem-sucedidos da história do clube - em que conquistou a Premier League, a Liga dos Campeões e vários outros troféus.

Lijnders ainda tem ambições de ser técnico principal, mas não conseguiu ter sucesso no RB Salzburgo na última temporada e agora voltará à Premier League para ganhar experiência com Guardiola, que ajudou nomes como Mikel Arteta a se tornarem técnicos de alto nível durante o tempo no City.