"É uma loucura absoluta, a pior ideia alguma vez experimentada no futebol", atirou Klopp, entrevistado pelo jornal alemão Die Welt, sobre o Mundial de equipas imposto pela FIFA a partir deste ano e que se repete dentro de quatro anos (o Brasil já se candidatou para 2029).
Segundo o antigo treinador do Liverpool, agora supervisor dos clubes de futebol do grupo Red Bull, este torneio arco-íris apenas "aperta" mais os jogadores já stressados por uma época muito longa.
"Compreendo que, para alguns clubes, o dinheiro é muito, mas não é o caso de todos . Os jogadores não têm mais tempo para recuperar, nem física nem mentalmente. No ano passado houve a Copa América e o Campeonato da Europa, este ano o Campeonato do Mundo de Clubes e no próximo ano o Campeonato do Mundo. Quando é que devem descansar?", questionou.
Na entrevista, Klopp recorda as palavras de Raphinha, estrela do Barcelona, que apelou a um maior respeito pelos futebolistas, sublinhando que "mesmo aqueles que ganham muito têm direito a descansar". Klopp faz então uma comparação: "um jogador da NBA ganha muito e descansa quatro meses por ano. Virgil van Dijk nunca teve uma pausa dessas, nem esses salários".
Para a época 2025/26, Klopp teme "uma vaga de lesões sem precedentes".
"Espera-se que joguem todos os jogos como se fosse uma final, 70 ou 75 vezes por ano. Não se pode continuar assim. Sem pausas, até o produto perde valor", vincou.
Por último, um lembrete direto: "Em toda a minha carreira, só uma vez tive uma preparação de duas semanas e meia com toda a equipa à minha disposição. Depois, jogámos de três em três dias durante um ano inteiro. É desumano".
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_______________________________________________________________________________