Siga as incidências da partida
O Bayern, hexacampeão europeu, enfrenta o Flamengo, tricampeão da Libertadores, no Estádio Hard Rock, à procura de uma vaga nos quartos de final do Mundial de Clubes.
É o tipo de jogo que a FIFA certamente tinha em mente quando criou o torneio, mas para o técnico do Bayern, a tarefa é familiar.
"O Flamengo é uma equipa de topo, com uma boa mistura de disciplina tática, agressividade e uma dose muito real de criatividade e talento brasileiros", disse o ex-defesa do Manchester City na sua primeira temporada no comando do gigante da Bundesliga.
"A maioria dos clubes de alto nível da Liga dos Campeões defende como uma unidade, e o Flamengo tem essa disciplina. É por isso que vejo este jogo como semelhante a um jogo de alto nível na Europa", afirmou o belga.
"O Flamengo tem uma estrutura e uma disciplina claras, o que é essencial para qualquer equipa de alto nível", acrescentou ainda.
O Bayern chega a esta partida depois de ter perdido o último jogo da fase de grupos contra o Benfica por 1-0, tendo colocado em campo uma equipa com alguma rotação, depois de as vitórias contra o Auckland City e o Boca Juniors terem garantido à equipa alemã um lugar na fase a eliminar.
Embora as equipas brasileiras tenham mostrado durante este torneio que podem competir com os clubes europeus, Kompany ainda vê alguns elementos do talento tradicional do país no meio da disciplina tática.
"A maneira como associamos o futebol brasileiro é com a criatividade - coisas que as pessoas fazem em campo que às vezes nem conseguimos pensar", disse.
Assim como Kompany, o técnico do Flamengo , Filipe Luís, tem apenas 39 anos e o ex-defesa do Atlético de Madrid e do Chelsea estudou bem o adversário.
"Nunca joguei com ele, não o conheço pessoalmente, mas sei a sua carreira e do grande carácter que tem. Em termos tácticos, estudei muito a sua equipa, até o Burnley do ano passado tinha ideias interessantes".
"Este ano, especialmente no início do Bayern, vi muitos jogos deles. Ele tem alguns conceitos muito interessantes. Como já disse antes, procuro copiar e aprender com os melhores. O Bayern foi uma referência para muitos de nós este ano. Por isso, tive a oportunidade de ver muitos dos seus jogos no início da época".
"É uma equipa que absorveu muito bem o seu modelo e, sem dúvida, um dos adversários mais difíceis que podemos enfrentar. É o tipo de jogos em que todos os treinadores e jogadores querem participar. Por isso, é um grande privilégio", afirmou.
Kompany poderá voltar a contar com o internacional alemão Jamal Musiala, que, depois de ter terminado a época lesionado, falhou o jogo com o Benfica após ter sofrido uma pancada contra o Boca.
"Ele está de volta aos treinos. Para nós, é preferível a não o ter, por exemplo. Mas quanto ao seu papel, teremos de esperar e decidir amanhã (domingo)", disse o treinador.
"Ele está aqui, por isso vai estar com o plantel, mas veremos o que acontece nessa altura".
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_____________________________________________________________________________