Recorde as incidências da partida
Após a partida, o jogador brasileiro reconheceu os méritos do adversário, apontando que o desempenho do PSG foi atípico. Na batalha dos trenadores, Maresca encontrou soluções que obliteraram o plano tático de Luis Enrique — o famoso nó tático.
"Foi uma partida atípica para nós, sobretudo no primeiro tempo. Estivemos muito abaixo do que normalmente podemos fazer. Penso que todas as equipas vão começar a estudar cada vez mais o PSG, como nos enfrentar, como explorar os nossos pontos fracos. Cada movimento que o Chelsea fez foi muito bem trabalhado, penso que apostaram numa equipa que soube explorar as nossas falhas e foram mais eficazes", afirmou Marquinhos na zona mista após a final do Mundial de Clubes.
"O primeiro tempo foi muito decisivo para eles. Depois, no segundo tempo, não tivemos força física para procurar o resultado. Penso que tivemos um campeonato muito intenso, muito difícil, com grandes equipas a jogar contra nós", acrescentou o defesa brasileiro.
Apesar da derrota, a perda do título mundial não apaga a brilhante jornada do equipa parisiense em 2024/25, numa época onde a primeira Champions da história do clube foi erguida.
"Era uma partida que não podíamos perder, mas infelizmente não conseguimos, falhámos. Mas isso não tira o mérito da temporada que fizemos. Claro que queríamos terminar da melhor maneira, procurando o título, mas do outro lado tem uma equipa que trabalha, que dá o melhor nos treinos, nas partidas também. E quanto a nós, vamos levar coisas que vão servir para a próxima temporada", analisou o capitão do PSG.
Para Marquinhos, a primeira parte selou o destino da equipa francesa na disputa. Além disso, nas poucas ocasiões que teve, o PSG não foi eficiente para ir às redes.
"A gente está ciente de que não estivemos no nosso nível, principalmente defensivamente naquele primeiro tempo. Demos muito espaços para eles, fizeram algumas mudanças táticas onde tivemos muitas dificuldades de entender aquele primeiro tempo. Eles analisaram-nos muito bem, souberam explorar talvez o que seriam algumas falhas e pontos fracos que talvez poderíamos ter e foram mais eficientes", pontuou o central.
"Nós tivemos algumas ocasiões e não tivemos a capacidade de fazer, eles tiveram também e fizeram. Faltou eficiência defensiva e ofensiva para nós e o Chelsea foi muito bem, foi muito feliz nas ocasiões que teve", concluiu o capitão do PSG.