Mais

Mundial de Clubes: Alexander-Arnold em grande forma no Real Madrid

Trent Alexander-Arnold está a encontrar o seu lugar com Xabi Alonso
Trent Alexander-Arnold está a encontrar o seu lugar com Xabi AlonsoCHARLY TRIBALLEAU / AFP
O Real Madrid pagou um extra para contratar o defesa Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, para disputar o Campeonato do Mundo de Clubes, e está a dar frutos, numa altura em que se prepara para defrontar o Borussia Dortmund nos quartos de final.

O internacional inglês criou o único golo do jogo, de Gonzalo Garcia, quando a equipa de Xabi Alonso derrotou os gigantes italianos Juventus por 1-0 nos oitavos de final.

Com Xabi Alonso a optar por um esquema de três defesas assim que teve o pessoal disponível, Alexander-Arnold beneficiou do facto de ter jogado como lateral direito nos últimos dois jogos.

É aí que ele deve continuar contra o Dortmund, da Alemanha, em Nova Jersey, este sábado, no Estádio MetLife.

O cruzamento de Alexander-Arnold para Garcia contra a Juventus foi o tipo exato de ataque que levou o Real Madrid a contratá-lo.

"Ele já podia ter feito muitas mais assistências", disse o guarda-redes dos merengues, Thibaut Courtois.

"Nos treinos, é horrível jogar contra ele. Os seus pontapés de canto são de outro nível. Acho que nunca vi um tipo como ele, com tanta qualidade. Como guarda-redes, é um pesadelo, mas vai ajudar-me a melhorar", acrescentou.

O capitão do Real Madrid, Dani Carvajal, está de volta de uma lesão prolongada, mas pode acabar por ser mais utilizado como defesa central do que na posição de lateral, agora que Alexander-Arnold chegou.

Os merengues pagaram 10 milhões de euros para contratar o jogador de 26 anos, um mês antes do fim do contrato com o Liverpool, mas já ganharam cerca de 54 milhões de euros por terem chegado aos quartos de final do Campeonato do Mundo de Clubes.

Depois de ter tido algumas dificuldades na lateral-direita contra o Al Hilal, Alexander-Arnold tem vindo a melhorar constantemente.

A derrota do Manchester City por 4-3 frente ao clube da Arábia Saudita mostrou, em retrospetiva, que os problemas do defesa não eram inteiramente da sua autoria.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________

Repetir com uma reviravolta

Além de vencer o Dortmund na final da Liga dos Campeões de 2024, o Real Madrid recuperou de uma desvantagem de dois golos e goleou o adversário por 5-2 esta época, na fase de grupos da mesma competição. No entanto, ambas as equipas mudaram significativamente desde então.

Os dois clubes têm novos treinadores, o recém-nomeado Xabi Alonso e Niko Kovac, do Dortmund, que tem feito um bom trabalho desde que chegou em janeiro, ajudando-os a garantir a qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época.

As chegadas de Alexander-Arnold e Dean Huijsen abalaram a defesa do Real Madrid, enquanto o Borussia Dortmund contratou Jobe Bellingham ao Sunderland.

No entanto, o cartão amarelo que o médio levou contra o Monterrey, na vitória por 2-1 nos oitavos de final, significa que está suspenso para o jogo contra o Real Madrid e, por isso, não vai defrontar o seu irmão mais velho, Jude Bellingham.

O avançado francês do Real Madrid, Kylian Mbappé, não marcou qualquer golo na goleada ao Dortmund, em outubro, no meio de uma crise de confiança, mas desde então tem vindo a encontrar a sua melhor forma.

Depois de ter regressado de uma indisposição gástrica como suplente contra a Juventus, Mbappé quer ser titular contra a equipa da Bundesliga e aumentar a sua contagem de 43 golos.

O ex-jogador do Paris Saint-Germain, que está em rota de colisão com o seu antigo clube nas meias-finais, caso ambos avancem, poderá ser substituído por Garcia, apesar de o jogador de 21 anos ter marcado três golos no torneio.

"É inexplicável", disse o atacante, que Xabi Alonso comparou a Raúl, ex-jogador do Real Madrid, dizendo que Garcia tinha algumas das mesmas qualidades.

"Vi uma grande bola vinda de Trent, vi que (Antonio) Rudiger não a alcançou e disse para mim mesmo: 'Esta é minha!'", acrescentou Garcia sobre o seu golo contra a Juventus.

Xabi Alonso, que chegou ao Madrid vindo do Bayer Leverkusen, vai defrontar o seu antigo rival da Bundesliga, o Dortmund.

"Conhecemo-lo muito bem, trabalhou dois anos e meio na Alemanha e fez um trabalho fantástico", disse Kovac.

"Agora está a pôr em prática no Real Madrid tudo o que fez em Leverkusen. Por isso, esperamos o mesmo que tivemos em Leverkusen, mas com jogadores diferentes. Estamos ansiosos por isso, mas é preciso jogar futebol durante 90 minutos e, se dermos tudo em campo, com o mesmo desempenho que vimos (contra o Monterrey), penso que teremos uma boa hipótese", acrescentou.

Siga o Real Madrid - Borussia Dortmund no Flashscore