Mais

Mundial de Clubes: Atlético de Madrid tenta manter vivo o sonho americano

Julián Álvarez, um jogador importante para o Atlético
Julián Álvarez, um jogador importante para o AtléticoJUAN MABROMATA / AFP, Opta by Stats Perform
Antoine Griezmann, que ainda não desistiu de terminar a carreira nos Estados Unidos, está preocupado, por enquanto, em levantar o ânimo do Atlético de Madrid no Mundial de Clubes, quando a equipa enfrentar os Seattle Sounders, da MLS, esta quinta-feira, sem margem para erros.

Siga as incidências da partida

A ferida profunda infligida pelo Paris Saint-Germain, uma goleada de 4-0 na abertura do Campeonato do Mundo, na segunda-feira, em Pasadena, Califórnia, vai levar tempo a sarar para o atacante francês e os colchoneros.

Mas o técnico Diego Simeone tentou minimizar a derrota e olhar para o futuro.

"O rival foi superior a nós", admitiu, reconhecendo que "é um campeonato muito curto", que "não há tempo para parar" e que "temos de pensar no próximo adversário".

O clube espanhol não terá margem para erros no Lumen Field contra a equipa da casa - no papel, muito inferior - se quiser manter-se vivo no Grupo B.

Griezmann, de 34 anos, pode ser um exemplo das dificuldades do Atlético de Simeone: está há quase quatro meses sem marcar golos e foi muito criticado pela imprensa espanhola pelo seu desempenho contra os campeões europeus.

Simeone apoia-o e o clube da capital, onde o avançado chegou pela primeira vez em 2014 e regressou em 2021 depois de falhar no Barcelona (2019-2021), renovou mesmo recentemente o seu contrato até 2027 , numa altura em que a sua transferência para a liga norte-americana parecia um dado adquirido.

A vingança

O vencedor do Mundial-2018, no entanto, não tem intenção de abandonar os seus planos de um dia se juntar à MLS. Mas, antes disso, decidiu continuar a sua aventura no Atlético, na esperança de conquistar finalmente um troféu importante (LaLiga ou Liga dos Campeões) para juntar à Liga Europa que ganhou há sete anos.

A primeira edição alargada do Campeonato do Mundo de Clubes poderá entrar nessa categoria e, para o avançado francês, que apesar da sua seca tem 16 golos e nove assistências na temporada de 2024/25, teria o tempero adicional de ser alcançado num país que admira.

"O que eu gosto na cultura americana é que não há inveja. As pessoas são solidárias e estão sempre a apoiar, e isso é o que realmente me atrai", disse ao beIn Sports antes do torneio.

Mas a humilhação contra o PSG colocou em xeque o sonho americano de Griezmann, que agora terá de se empenhar ao máximo para evitar um tropeço em casa contra os Seattle Sounders, antes de encerrar a primeira fase na segunda-feira contra o Botafogo, campeão da Libertadores do Brasil.

É imperativo restaurar a sua reputação - e a de uma equipa que falhou esta época.

Atlético é o grande favorito
Atlético é o grande favoritoOpta by Stats Perform

Vencer ou morrer

O Atleti terminou em terceiro lugar na LaLiga, atrás de Barcelona e Real Madrid, eliminado nos oitavos de final da Liga dos Campeões pelos merengues e nas meias-finais da Taça do Rei pelos catalães, numa série em que o 7 marcou pela última vez.

"Para nós era muito importante participar neste torneio. Queremos muito fazer um bom torneio. Sonhamos com grandes coisas e cabe-nos a nós mostrar em campo que podemos competir com qualquer um e que temos nível para chegar à final", disse recentemente à DAZN.

Sem o defesa Clément Lenglet, que foi expulso contra os parisienses, os Colchoneros enfrentarão uma equipa que precisa de vencer para evitar uma eliminação precoce depois de perder por 2-1 frente ao Botafogo no Lumen Field no domingo.

O vento parece estar contra os anfitriões no difícil Grupo B, que será encerrado na segunda-feira contra Luis Enrique e companhia novamente em Seattle.

"Gostamos de jogar futebol de posse, temos jogadores de qualidade", disse o técnico Brian Schmetzer em conferência de imprensa na quarta-feira. "O nosso cartão de visita é que temos garra, determinação e acho que nunca desistiremos", concluiu.

Onzes prováveis:

Atlético de Madrid: Jan Oblak; Marcos Llorente, Robin Le Normand, Jose Maria Gimenez, Javi Galan; Rodrigo de Paul, Pablo Barrios, Giuliano Simeone, Samu Lino; Julian Alvarez, Antoine Griezmann.

Seattle Sounders: Stefan Frei; Alexander Roldán, Kee-Hee Kim, Jackson Ragen, Nouhou Tolo; Jesús Ferreira, Cristian Roldán, Albert Rusnák, Obed Vargas, Ryan Kent; Danny Musovski.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________