Mais

Mundial de Clubes: Borussia Dortmund contra o Monterrey de Sergio Ramos - "Aceitamos o desafio"

Borussia Dortmund prepara-se para os oitavos de final do Mundial de Clubes contra o Monterrey
Borussia Dortmund prepara-se para os oitavos de final do Mundial de Clubes contra o MonterreyMICHAEL REAVES / Getty Images via AFP
No alto das nuvens, Julian Brandt e companhia seguiam febrilmente a ação. "Vimos os jogos, perguntámo-nos sobre as tabelas erradas e andámos para trás e para a frente com as calculadoras", disse o diretor desportivo Sebastian Kehl sobre a viagem de regresso de Cincinnati. Depois de aterrarem em Fort Lauderdale, a equipa "viu os últimos minutos do jogo na sala de jantar" - e depois, após uma emocionante final do Grupo E, tiveram uma certeza: o Borussia Dortmund iria defrontar o Monterrey do México, com o ícone espanhol Sergio Ramos, nos oitavos de final do Mundial de Clubes.

O Monterrey é "uma equipa contra a qual o Borussia Dortmund nunca jogou antes", disse Kehl.

"Estamos prontos para isso, vamos aceitar o desafio - e definitivamente queremos passar para a próxima fase", acrescentou o diretor desportivo do emblema alemão.

No entanto, esta não será uma tarefa fácil no confronto em Atlanta na madrgada de 2 de julho. O Monterrey conquistou um ponto no seu grupo contra o Inter de Milão, finalista da Liga dos Campeões, tendo sofrido apenas um golo. O Borussia Dortmund, por sua vez, também não conseguiu impressionar na sua terceira participação nos Estados Unidos, mas pelo menos garantiu a vitória no grupo ao vencer o Ulsan Hyundai por 1-0. No entanto, tendo em vista os adversários Ulsan, Mamelodi Sundowns e Fluminense, uma eliminação na fase de grupos teria sido desastrosa.

"É claro que a nossa expetativa era avançar neste grupo", disse Kehl.

"Acho que melhorámos, especialmente no primeiro tempo, e jogamos um jogo muito melhor do que nos dois anteriores", acrescentou.

Dortmund não reclama mais do calor

Ao contrário do que aconteceu contra Mamelodi e Fluminense, o Borussia Dortmund manteve-se firme defensivamente desta vez, mas perdeu uma série de ocasiões para marcar, especialmente no primeiro tempo. Apenas Daniel Svensson (36') marcou.

O Dortmund poderia ter ganho confiança com vários golos, mas ficou a impressão de que a equipa da Bundesliga ainda não tinha chegado verdadeiramente ao torneio.

Isso deve mudar agora contra o Monterrey. E os presságios não são maus. Afinal, o imenso desgaste causado pelas altas temperaturas será eliminado em Atlanta. O estádio tem ar condicionado, e o caminho para as oitavas de final tem o atrativo adicional de que todos os jogos a partir dos quartos de final serão disputados em East Rutherford. Se o Dortmund passar à fase seguinte, deixará de ter o seu quartel-general na Florida e mudar-se-á para Nova Iorque.

"Trabalhamos o nosso caminho jogo a jogo. Não é fácil aqui e ainda não é o nosso limite que queremos jogar", disse o extremo Karim Adeyemi: "É por isso que ainda não terminámos e estamos ansiosos pelo próximo jogo. É claro que também queremos ganhar.

Siga o Borussia Dortmund - Monterrey no Flashscore

Brandt: "Não jogámos com as estrelas do céu"

Brandt, que tem jogado com um osso navicular partido e uma tala protetora desde o empate 0-0 contra o Fluminense, enfatizou que estava "a olhar para o quadro geral". O Borussia Dortmund tem "sete pontos e sobreviveu à fase de grupos, isso é o mais importante".

A equipa "não jogou como as estrelas do céu nos três jogos", disse: "Ainda temos muito espaço para melhorar e espero que ainda tenhamos muitos jogos pela frente".

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________