O vencedor do duelo entre os líderes do Grupo D estará com um pé nos oitavos de final do renovado torneio da FIFA, desde que haja um empate no confronto entre Tunísia e Los Angeles FC, às 23:00, em Nashville.
O confronto direto entre Brasil e Inglaterra no Lincoln Financial Field (19:00), onde o Flamengo venceu o Esperance por 2-0 na estreia, na segunda-feira, será um teste para a força real de um dos plantéis mais caros dos Estados Unidos.
"Temos de encarar o jogo contra o Chelsea como se fosse uma final. É um adversário respeitado mundialmente, tem grandes jogadores, vai ser um grande jogo", projetou Giorgian de Arrascaeta.
O médio uruguaio foi a estrela da estreia vitoriosa do clube mais popular do Brasil, campeão da Taça Libertadores em 2022, mas os holofotes esta sexta-feira passarão para outras mãos, as do treinador rubro-negro, Filipe Luís.
O maior teste
Agora um dos treinadores mais promissores da terra do "jogo bonito", o ex-lateral esquerdo terá um dos maiores testes da sua carreira de treinador quando reencontrar a equipa que defendeu como jogador entre 2014 e 2015.
Estudioso obsessivo dos adversários, o técnico de 39 anos tem tantos títulos (três) quanto derrotas desde que assumiu o Mengão, em outubro, a sua primeira experiência profissional no comando.
Desde então, esteve em 46 jogos, vencendo 32, empatando 11 e perdendo três, dois no Brasileirão (2-1 com o Cruzeiro e 2-0 com o Fluminense) e um na Libertadores (2-1 com o Central Córdoba).
Mas Filipe Luís, ele próprio campeão da Premier League com os londrinos em 2015, sabe que a batalha contra o Chelsea, que venceu o LAFC por 2-0 em Atlanta, na segunda-feira, tem um valo diferente.
"Os europeus têm imensa qualidade, sabemos disso", disse o ex-defesa da seleção brasileira.
"É um grupo difícil, mas estamos satisfeitos. Queremos sempre jogar para frente e rápido", acrescentou.
Outro reencontro
Filipe Luís não será o único a reencontrar o Chelsea em Filadélfia, onde as temperaturas e a humidade aumentaram nos últimos dias, depois de vários dias frios e chuvosos.
O internacional italiano Jorginho, o mais recente reforço dos cariocas, vai defrontar o clube que o acolheu entre 2018 e 2023, e com o qual conquistou vários troféus, incluindo a Liga dos Campeões Europeus em 2021 e o Campeonato do Mundo, no seu formato anterior, em 2022.
"Temos a possibilidade de ganhar, confiando no nosso plantel e no trabalho que temos vindo a fazer (...) Todos estão ansiosos por ver o que acontece", disse o médio, que fez uma grande estreia contra o Esperánce.
Com a ausência do uruguaio Nicolás de la Cruz, lesionado, o Flamengo deve enfrentar um Chelsea com um meio-campo muito sul-americano.
O técnico Enzo Maresca conta com o equatoriano Moises Caicedo, o argentino Enzo Fernández e o jovem brasileiro Andrey Santos para tentar diminuir o perigo carioca.
Na frente, pode apostar no britânico Liam Delap no lugar do senegalês Nico Jackson, que foi titular contra o LAFC.
"Temos três jogos em 10 dias, então com certeza vamos rodar o plantel", disse o italiano após a estreia vitoriosa dos Blues , que avaliam nos Estados Unidos se estão de volta à elite.
Onzes prováveis
Flamengo: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho, Giorgian de Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique, Luiz Araújo.
Chelsea: Robert Sanchez; Reece James, Tosin Adarabioyo, Levi Colwill, Marc Cucurella; Enzo Fernandez, Andrey Santos; Pedro Neto, Cole Palmer, Noni Madueke; Liam Delap.
Siga o Flamengo - Chelsea no Flashscore
______________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________________________________