Mais

Mundial de Clubes: Como vai jogar o Real Madrid de Xabi Alonso

Xabi Alonso como novo treinador do Real Madrid
Xabi Alonso como novo treinador do Real MadridBeSoccer
Esta quarta-feira, o Real Madrid estrear-se no Mundial de Clubes. Será também a estreia oficial de Xabi Alonso (43 anos) como novo treinador da equipa. As expectativas são elevadas, embora se deva ter em conta que mal teve tempo de treinar.

Pode parecer uma estreia simples contra o Al Hilal, que não tem nome nem prestígio no futebol internacional. Mas o investimento do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita no clube, que conta com uma série de caras conhecidas no plantel, pode ser enganoso.

Este será o primeiro teste para o técnico nascido em Toulouse. O que podemos esperar dele para esta partida e, principalmente, para o futuro?

A união tática

Xabi Alonso recebe um legado que respeita e honra. Na sua conferência de imprensa de apresentação, mencionou Carlo Ancelotti e elogiou o legado que este deixou no Santiago Bernabéu. Graças ao seu apoio a uma transição suave, os adeptos esqueceram rapidamente certos momentos de nulidade de ideias ao longo da época de despedida do italiano. Recordam com particular indignação jogos como o de Bilbau, contra o Athletic, em que os "Merengues" foram travados pela sua inoperância.

Ao recém-chegado é pedido que garanta que isso não volte a acontecer. Graças à sua passagem pelo Bayer Leverkusen, com 140 jogos, demonstrou estar adaptado às interpretações modernas das posições. Laterais e centrais que avançam para a linha de fundo, defesas de cinco homens que se transformam em linhas de três, médios que se movimentam para a frente e para trás, posições intercambiáveis na frente.

O balneário tem muitos perfis para levar estas ideias para o campo. Xabi Alonso precisará de um entendimento completo entre Kylian Mbappé, Vinicius Junior e Rodrygo Goes, com quem parece poder contar depois de algumas especulações sobre o seu lugar no mercado de transferências. Deverá igualmente explorar o físico indomável de Fede Valverde, a polivalência de Jude Bellingham e o potencial de Dean Huijsen, uma das apostas da direção.

Em termos de pressão alta, outra das marcas do futebol contemporâneo, exigirá uma intensidade que canalize os esforços do tridente ofensivo. Neste sentido, o seu trabalho centra-se mais a nível psicológico. Xabi Alinso precisa de convencer as suas estrelas mais brilhantes de que o sacrifício defensivo é uma rotina diária. As primeiras sessões de treino mostraram o vigor que pretende incutir nos seus jogadores e será interessante ver como o fará em campo.

Ilustração de Xabi Alonso como o novo treinador do Real Madrid
Ilustração de Xabi Alonso como o novo treinador do Real MadridBeSoccer

Siga o Real Madrid - Al Hilal no Flashscore

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________