Mais

Mundial de Clubes: distribuição do sorteio, restrições e outras informações

Os 32 clubes participantes nos respetivos potes
Os 32 clubes participantes nos respetivos potesFIFA
Esta quinta-feira, às 18:00, terá lugar o sorteio do Mundial de Clubes 2025. FC Porto e Benfica são os representantes portugueses entre os 32 que lutarão por este primeiro campeonato organizado pela FIFA, que tanta polémica tem causado devido à saturação do calendário.

No Flashscore, contamos-lhe todos os pormenores do sorteio, com as suas conotações e princípios básicos para a composição dos grupos e os cruzamentos subsequentes.

Distribuição dos grupos

Os clubes qualificados foram divididos em quatro grupos de oito equipas cada. As tabelas classificativas das respetivas confederações, que foram utilizadas como parte do processo de qualificação para o torneio, foram aplicadas para determinar a posição dos clubes na sua confederação e para os distribuir pelos diferentes grupos em conformidade.

O Pote 1 contém as quatro melhores equipas da UEFA e os quatro primeiros classificados da CONMEBOL, enquanto o Pote 2 é constituído exclusivamente pelos restantes oito clubes da UEFA.

O Pote 3 inclui as duas melhores equipas da AFC, CAF e CONCACAF, respetivamente, juntamente com os outros dois clubes da CONMEBOL. O Pote 4 é constituído pelas restantes duas equipas da AFC, CAF e CONCACAF, respetivamente, mais o participante da Oceânia e o Inter Miami, que conquistou o lugar reservado ao representante do país anfitrião ao vencer a MLS Supporters' Shield.

Pote 1: Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense.

Pote 2: Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, FC Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus, RB Salzburg.

Pote 3: Al Hilal, Ulsan HD, Al Ahly, Wydad AC, Monterrey (MEX), Club Leon, Boca Juniors, Botafogo.

Pote 4: Urawa Red Diamond, Al Ain, Esperance, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders, Auckland City, Inter Miami.

Restrições do sorteio

O sorteio terá uma série de restrições, incluindo o princípio geral de que não pode haver mais de um clube da mesma confederação num mesmo grupo, com a única exceção da UEFA, que será representada por 12 clubes no torneio. Por conseguinte, quatro dos oito grupos incluirão duas equipas europeias.

Na repartição dos grupos, as equipas do grupo 1 serão distribuídas de acordo com um princípio associado de distribuição com base nas tabelas classificativas das confederações.

Além disso, os clubes pertencentes à mesma federação não podem ser colocados no mesmo grupo e os clubes do Pote 1 ficarão atribuídos à primeira posição do grupo em que foram sorteados.

Além disso, para efeitos de planeamento, os dois clubes norte-americanos - Inter Miami e Seattle Sounders FC - serão automaticamente colocados na posição 4 dos Grupos A e B, respetivamente. O Inter Miami disputará o jogo de abertura da competição no Hard Rock Stadium, em Miami, enquanto o Sounders faz a sua estreia logo de seguida no Lumen Field, em Seattle.

O calendário completo dos jogos, incluindo o estádio e a hora de início de cada partida, será finalizado e publicado após o sorteio e terá em conta uma série de fatores, incluindo critérios desportivos e de jogadores, adeptos em casa e fora e considerações relativas à transmissão mundial.