Mais

Mundial de Clubes: Donnarumma pode finalmente vingar-se do Real Madrid

Donnarumma contra o Bayern de Munique
Donnarumma contra o Bayern de MuniqueBUDA MENDES/Getty Images via AFP

Três anos e quatro meses se passaram desde que Paris Saint-Germain e Real Madrid se enfrentaram pela última vez. O dia 9 de março de 2022 não é uma lembrança feliz para os parisienses, e muito menos para Gianluigi Donnarumma. O guarda-redes italiano tem agora a oportunidade de esquecer tudo isso de uma vez por todas.

Culpado pelo golo do empate de Karim Benzema, aos oito minutos, na segunda mão da final da Liga dos Campeões, Donnarumma sofreu depois a ira dos madridistas na derrota por 3-1 no Santiago Bernabéu.

Vestígio de um PSG que pertence ao passado, essa partida deixou um trauma na mente de uma equipa que parecia destinada a ir longe nesta temporada 2021/22. Infelizmente, nessa noite, o PSG afundou-se mentalmente, deixando dúvidas sobre a sua capacidade de suportar a pressão. E houve um homem que falhou. Gianluigi Donnarumma tinha finalmente atirado os seus companheiros de equipa para um estado de torpor quando sucumbiu à pressão de Benzema.

O Real Madrid tinha conseguido levantar a sua 14.ª Liga dos Campeões. Mas, três anos e quatro meses depois, tudo mudou no PSG.

Este é também o caso do seu guarda-redes, que ganhou verdadeiramente serenidade. A poucas horas do tão aguardado confronto - antecipado há muitos meses - Donnarumma poderá fazer a diferença... e desta vez no bom sentido. O internacional italiano é um dos jogadores mais decisivos do plantel da sua equipa para 2024-2025.

Particularmente impressionante na Liga dos Campeões desde a primavera, repetiu o feito no Mundial de Clubes deste ano, mantendo a baliza do PSG intacta em quatro ocasiões. E, em cima da linha, fez outra bela defesa. A questão agora é saber se o seu antigo companheiro de equipa Kylian Mbappé poderá ser o seu novo algoz...

"É um grande amigo meu, falámos sobre isso na seleção francesa, ele tem bons amigos aqui, mas amanhã as pessoas não lhe vão fazer favores e todos vão defender as suas cores", avisou Zaïre-Emery após o treino de terça-feira.

Siga o PSG-Real Madrid com o Flashscore

Esta quarta-feira, às 20:00, no Estádio MetLife, em East Rutherford, Nova Jérsia - não muito longe de Nova Iorque -, os comandados de Luis Enrique defrontam a equipa de Xabi Alonso, num jogo que promete ser emocionante.

Há algumas semanas, o Arsenal privou os adeptos de futebol de um confronto entre a antiga e a nova equipa de Mbappé. A nível simbólico, este jogo representa uma importância considerável, se tivermos em conta o barulho que a saída do capitão dos Bleus causou em 2024. Além disso, esta meia-final tem um pano de fundo particularmente atraente. Os parisienses sagraram-se campeões europeus pela primeira vez na sua história graças a uma exibição de futebol espetacular.

O adversário é o Real, agora treinado por Xabi Alonso, que fez maravilhas com o Bayer Leverkusen de outubro de 2022 a maio de 2025. Também ele está apostado em oferecer um futebol de qualidade, enquanto os madridistas não brilharam esta época sob o comando de Carlo Ancelotti.

Por isso, as duas equipas pouco se parecem com as que entraram em campo no Bernabéu há três anos e quatro meses.

Do lado dos madridistas, Thibaut Courtois, Ernesto Valverde e Vinicius Junior continuam a ser peças fundamentais, enquanto Luka Modric está de saída, e Dani Carvajal e Éder Militão ainda não jogaram desde as suas graves lesões. Por fim, no banco, Eduardo Camavinga, Rodrygo, Lucas Vázquez, Dani Ceballos e Andriy Lunin já estavam presentes.

Quanto aos parisienses, Luis Enrique mudou quase tudo. Apenas Nuno Mendes, Marquinhos, Achraf Hakimi e Gianluigi Donnarumma foram titulares. Todos os outros jogadores presentes nessa noite deixaram a equipa. É inegável que a relação de forças se alterou, mas para o guarda-redes do PSG, este jogo é a oportunidade ideal para provar que se tornou melhor, mais sereno em campo e, sobretudo, com bola. Apesar do plano de jogo do seu treinador e da ideia de poder contar com a sua última linha defensiva para participar nas fases de posse de bola, Donnarumma mostrou que tem capacidade para responder às exigências.

Acima de tudo, enfrentar o Real Madrid é o teste ideal para os seus recursos psicológicos. Como vimos ao longo dos últimos meses, o jogador de 26 anos formado noAC Milan deu a volta por cima, e qualificar-se para a final deste Campeonato do Mundo de Clubes seria um grande feito.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________