Após o fim abrupto de uma viagem turbulenta no Mundial Clubes, os jogadores do Borussia Dortmund voltaram para a Alemanha com sentimentos contraditórios.
"A desilusão prevalece porque poderíamos ter feito melhor. Por outro lado, também podemos estar orgulhosos por termos ficado mais uma vez entre os oito melhores do torneio", disse o diretor esportivo Sebastian Kehl após a eliminação nos quartos de final contra o Real Madrid.
Em vez de enfrentar o Paris Saint-Germain nas meias-finais no Estádio MetLife, nos arredores de Nova Iorque, na quarta-feira, o BVB regressou a Dortmund depois de perder por 3-2 com o Real Madrid.
Durante as próximas três semanas, Julian Brandt e companhia vão poder recuperar e Kehl também está ansioso por passar algum tempo com os filhos - embora com uma restrição. "O telefone não vai parar de tocar, isso simplesmente não é possível durante este período", disse o diretor desportivo.
Afinal de contas, ainda há alguns canteiros de obras no plantel. O rigor do Campeonato do Mundo de Clubes, com jogos em East Rutherford, Cincinnati e Atlanta, compensou financeiramente. O BVB ganhou cerca de 45 milhões de euros no caminho para os quartos de final - dinheiro que agora será investido de forma direcionada.
A direção desportiva vai agora"pensar um pouco", disse Kehl e deixou claro: "Queremos fazer algo e tornar a equipa melhor do que no ano passado".
A distância para o topo absoluto ainda é muito grande, mesmo a maravilhosa arrancada final contra o Real Madrid não pode esconder esse facto. Não há alternativa para o atacante Serhou Guirassy no elenco, e o extremo Jamie Gittens, que está se transferindo para o Chelsea, também deve ser substituído. Também não são de excluir outras saídas.

"O foco agora está no futuro", anunciou Kehl:"Não haverá férias longas, depois já está de volta aos negócios".
A equipa ficou mais unida durante o torneio, uma vez que estar tão perto uma da outra durante tanto tempo não é habitual nas equipas de clubes."Foi muito mais longo do que estággio", disse Kehl:"Mas todos estiveram unidos, tivemos uma grande disciplina e também rimos muito."
O sucesso também deve ser colocado em perspetiva: O BVB tinha muito menos recursos à sua disposição do que outras equipas.
O período de descanso que agora se segue é extremamente importante para os jogadores, especialmente em termos de perspetiva: o Campeonato do Mundo nos EUA, Canadá e México está à porta no próximo verão. O Campeonato do Mundo de Clubes foi"uma experiência interessante", disse o médio Brandt:"Mas tenho de ser honesto e dizer que há muitos jogadores aqui que estão contentes por termos agora um pouco de paz e sossego. Basicamente, já estamos a enfrentar os próximos doze meses novamente."
O defesa Waldemar Anton sublinhou que estava ansioso por passar algum tempo com a família, enquanto o internacional Pascal Groß disse que tinha visto os seus filhos"durantetrês dias nas últimas cinco semanas", porque também tinha participado no torneio final da Liga das Nações antes do Campeonato do Mundo de Clubes.
Uma derrota contra os recordistas da Liga dos Campeões não é tão dolorosa, porque"estamos ansiosos por ver os filhos e a família".
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_______________________________________________________________________________
