Mais um jogo do Mundial de Clubes foi interrompido devido a um alerta meteorológico por condições severas. Depois de o encontro entre o Ulsan HD e o Mamelodi Sundowns ter sido adiado em uma hora, esta quarta-feira, em Orlando, foi a vez da partida entre o Pachuca e o Red Salzburgo ser interrompida no TQL Stadium, em Cincinnati.
Recorde as incidências da partida
Rapidamente, o Twitter explodiu a recordar que, no Brasileirão, os jogos decorrem mesmo sob chuva intensa e relvados encharcados. Mas, afinal: por que razão os jogos são interrompidos nos EUA sem que sequer tenha começado a chover?
Importa dizer que isso não acontece sempre. Vários jogos das modalidades mais populares entre os norte-americanos, como o basebol e o futebol americano, continuam mesmo sob chuva. No entanto, se houver um alerta de tempestade, com possibilidade de trovoadas e descargas eléctricas, o jogo é interrompido, adiado ou até mesmo cancelado.

E nem sequer é necessário que esteja a chover para que isso aconteça. De acordo com o National Lightning Safety Institute (NLSI), uma espécie de instituto de prevenção de raios nos Estados Unidos, as descargas eléctricas são mais prováveis em eventos desportivos, devido, entre outros factores, às estruturas metálicas dos estádios e aos equipamentos utilizados.
A probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em 1.190.000, mas 75% das mortes causadas por descargas eléctricas deste tipo ocorrem entre maio e setembro, entre as 16:00 e as 20:00, coincidindo com o horário de muitos eventos desportivos, como os jogos de futebol, nos Estados Unidos.
Alguns estados norte-americanos têm leis que obrigam à interrupção dos jogos nestas condições, especialmente a Florida, considerada a região mais propensa a este tipo de incidentes. As próprias ligas também estabelecem protocolos de segurança para evitar ocorrências fatais.

A política atual da NCAA, a comissão atlética universitária norte-americana, determina que um jogo deve ser suspenso se houver possibilidade de ocorrência de relâmpagos, ou caso estes se verifiquem, num raio de oito milhas (cerca de 13 quilómetros) do estádio. O jogo, tal como aconteceu no Mundial de Clubes, é então interrompido por 30 minutos. Se o alerta meteorológico se mantiver, o período de suspensão é prolongado.
Para além de proteger os jogadores, esta medida visa também salvaguardar os adeptos, que muitas vezes se encontram expostos a condições atmosféricas adversas.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________________________________________