Mais

Mundial de Clubes: Enzo Maresca desvaloriza o favoritismo do Chelsea contra o "qualificado" Palmeiras

Chelsea enfrenta o Palmeiras nos quartos de final
Chelsea enfrenta o Palmeiras nos quartos de finalHeuler Andrey / Zuma Press / Profimedia
O treinador do Chelsea, Enzo Maresca, moderou as expectativas antes dos quartos de final do Mundial de Clubes, esta sexta-feira, contra o Palmeiras, afirmando que "o futebol é cheio de surpresas".

A equipa da Premier League garantiu o seu lugar nesta fase ao derrotar o gigante português Benfica, enquanto a equipa de Abel Ferreira superou o rival brasileiro Botafogo para avançar.

De facto, este confronto crucial no Lincoln Financial Field, em Filadélfia, marcará o segundo encontro entre as duas equipas, tendo os Blues triunfado por 2-1 após prolongamento na final do Mundial de Clubes da FIFA de 2021.

O Chelsea pode ser o favorito das casas de apostas para chegar às meias-finais, impulsionado pela sua recente glória na Liga Conferência e por um plantel repleto de talento. No entanto, o técnico italiano mantém os pés bem assentes na terra.

"É preciso sempre jogar para ganhar, porque o futebol é cheio de surpresas, especialmente nesta competição", disse Maresca à imprensa.

"Podemos ver equipas que vencem outras equipas que todos esperavam que ganhassem. O futebol não é sobre expectativas, é sobre o que se faz dentro do campo. Respeitamos o Palmeiras, sabemos o quão bons são defensivamente, a organização que têm, a forma como querem pressionar, a forma como são agressivos, a sua transição. Eles têm jogadores de qualidade. Estevao é um deles, (Richard) Rios é outro. Têm diferentes tipos de jogadores, mas são muito bons. E o melhor é que se consegue ver claramente a identidade que têm", elogiou.

Os londrinos começaram o torneio com uma vitória confiante por 2-0 sobre o LAFC, mas foram surpreendidos por uma derrota por 3-1 para o gigante brasileiro Flamengo na partida seguinte.

Agora, com outra potência brasileira à sua espera, Maresca não esquece as duras lições aprendidas com esse revés.

"Com certeza, tentamos aprender, não apenas contra o Flamengo, mas em todos os jogos que disputamos," continuou o treinador de 45 anos.

"O último foi contra o Benfica, fizemos algo de bom, podíamos ter feito algo melhor. O jogo com o Flamengo, já o disse muitas vezes, foi a única vez durante esta época em que jogámos numa nova estrutura, num novo sistema, porque também estamos a pensar em soluções diferentes, também estamos a pensar no futuro. Mas, com certeza, o Flamengo é uma equipa muito boa. Da mesma forma, o Palmeiras é uma equipa muito boa e o Fluminense está a ir muito bem. Para mim, não é uma surpresa, porque admiro muito o futebol brasileiro, porque gosto de jogadores com qualidade", assumiu Maresca.

Quando questionado sobre se o futebol brasileiro poderia ganhar mais reconhecimento na Europa após o torneio, Maresca foi rápido a expressar a sua admiração, dizendo que não precisa do Mundial de Clubes para apreciar a qualidade do futebol brasileiro, uma vez que o seu respeito por ele já está bem estabelecido.

"Sempre respeitamos o futebol brasileiro. Não precisamos deste torneio para respeitar o futebol brasileiro. Pelo menos eu, pessoalmente, respeito sempre o futebol brasileiro, porque é um dos melhores países, ou o melhor país do mundo em termos de qualidade, em termos de futebol. Por isso, respeito muito o Brasil. Não preciso desta competição para respeitar o futebol brasileiro. Eles mostram a cada jogo aqui nesta competição como são bons. E vão continuar a fazê-lo depois desta competição", afirmou.

No início do torneio, Maresca manifestou preocupações quanto à programação do Mundial de Clubes, mas a sua perspetiva parece ter mudado à medida que a competição foi avançando.

"Esta competição é especial para o Palmeiras e também para nós. Desde que começamos, eu disse que estamos felizes por estarmos aqui. Somos gratos por estarmos aqui, mas ao mesmo tempo, eu disse mais coisas. E a razão pela qual ficámos felizes com a vitória contra o Benfica é porque trabalhamos todos os dias e não apenas para nos divertirmos. Trabalhamos todos os dias para ganhar jogos. Por isso, a razão pela qual estamos felizes é porque, no final, estamos aqui. E esperamos poder continuar e vencer o Palmeiras", concluiu.

Siga o Palmeiras - Chelsea no Flashscore

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________