Mais

Mundial de Clubes: Fabian Ruiz, lentamente mas constantemente no centro do domínio parisiense

Fabian Ruiz na meia-final
Fabian Ruiz na meia-finalWILLIAM VOLCOV/Brazil Photo Press via AFP
Com dois golos marcados contra o Real Madrid na quarta-feira, o médio Fabian Ruiz, do Paris SG, é agora uma peça fundamental da equipa que é atualmente a melhor do mundo, antes da final do Mundial de Clubes no domingo (20:00) contra o Chelsea.

Siga as incidências do encontro

Aos 29 anos, Fabian Ruiz, criticado há apenas dois anos pela sua lentidão em campo e ao longo da sua carreira, atingiu agora o auge das suas capacidades. Oito golos e 11 assistências ao longo da época: só estes números são impressionantes para um médio, e contam a história de um jogador determinado a fazer a diferença no ataque.

Além disso, Ruiz tem uma técnica refinada e inteligência para fazer o passe certo na hora certa. Contra o Real Madrid, o espanhol não ficou nada impressionado com o seu oposto Jude Bellingham. O espanhol marcou dois golos a partir de uma boa posição, depois de ter entrado na área vindo do meio-campo. Mas Fabian Ruiz também foi impressionante na regulação do jogo ao lado de Vitinha, completando 93% dos seus 76 passes em 66 minutos de jogo antes de sair.

O seu treinador, Luis Enrique, entregou-lhe o prémio de melhor jogador do jogo numa entrevista ao canal oficial DAZN.

Os números de Fabián Ruiz
Os números de Fabián RuizFlashscore

Bola de Ouro?

"Sempre que sou nomeado para um prémio tão importante como a Bola de Ouro, fico feliz por fazer parte dele, mas não me concentro nisso, porque há candidatos muito bons e não depende de mim. Gostaria muito de a ganhar, mas sei que é muito difícil e o importante é terminar bem a época com a equipa".

"É verdade que estou a fazer um grande torneio, com três golos marcados. Se eu puder ajudar a equipa a vencer no domingo, marcar um golo e tornar-me o melhor marcador, isso será fantástico para mim".

O jogador, contratado ao Nápoles em 2022, demorou a atingir o seu potencial. Primeiro, teve dificuldades para se estabelecer na época dos astros Messi, Neymar e Mbappé, depois sob o comando de Luis Enrique, com a concorrência do jovem Warren Zaire-Emery. Durante vários meses, no início da época 2023-2024, Fabian Ruiz esteve muito abaixo na hierarquia, sendo suplente nos jogos da Ligue 1.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Preencher as lacunas

Desde o início de 2025, porém, tornou-se indestrutível, à vontade ao lado de jogadores tão esforçados e discretos quanto ele. O jogador tem a memória da conquista do Euro com a Espanha no verão passado.

"Conhecemos a qualidade do jogador desde o primeiro dia, por isso talvez as pessoas não o tenham visto em campo", diz o capitão Marquinhos. "Mas ele tem um conhecimento de tática, espaço e movimentação que poucos jogadores têm. Ele merece ser reconhecido como um dos melhores médios do mundo".

"Ele é um dos raros jogadores que jogam de acordo com o que os outros estão a fazer, capaz de preencher as lacunas", disse Luis Enrique em abril, descrevendo-o como um jogador "experiente", ainda mais valioso nesta jovem equipa. "Ele é capaz de jogar entre linhas, ser bom sem bola, criar oportunidades e tem um bom remate".

A sua consistência ao mais alto nível nos últimos seis meses exige confirmação na próxima temporada. Entretanto, a cifra de 40 milhões de euros citada pelo Transfermarkt, o principal site do mercado de jogadores, parece um valor baixo, tendo em conta a influência de Fabian Ruiz na equipa campeã da Europa.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________