Siga as incidências do encontro
Aos 29 anos, Fabian Ruiz, criticado há apenas dois anos pela sua lentidão em campo e ao longo da sua carreira, atingiu agora o auge das suas capacidades. Oito golos e 11 assistências ao longo da época: só estes números são impressionantes para um médio, e contam a história de um jogador determinado a fazer a diferença no ataque.
Além disso, Ruiz tem uma técnica refinada e inteligência para fazer o passe certo na hora certa. Contra o Real Madrid, o espanhol não ficou nada impressionado com o seu oposto Jude Bellingham. O espanhol marcou dois golos a partir de uma boa posição, depois de ter entrado na área vindo do meio-campo. Mas Fabian Ruiz também foi impressionante na regulação do jogo ao lado de Vitinha, completando 93% dos seus 76 passes em 66 minutos de jogo antes de sair.
O seu treinador, Luis Enrique, entregou-lhe o prémio de melhor jogador do jogo numa entrevista ao canal oficial DAZN.

Bola de Ouro?
"Sempre que sou nomeado para um prémio tão importante como a Bola de Ouro, fico feliz por fazer parte dele, mas não me concentro nisso, porque há candidatos muito bons e não depende de mim. Gostaria muito de a ganhar, mas sei que é muito difícil e o importante é terminar bem a época com a equipa".
"É verdade que estou a fazer um grande torneio, com três golos marcados. Se eu puder ajudar a equipa a vencer no domingo, marcar um golo e tornar-me o melhor marcador, isso será fantástico para mim".
O jogador, contratado ao Nápoles em 2022, demorou a atingir o seu potencial. Primeiro, teve dificuldades para se estabelecer na época dos astros Messi, Neymar e Mbappé, depois sob o comando de Luis Enrique, com a concorrência do jovem Warren Zaire-Emery. Durante vários meses, no início da época 2023-2024, Fabian Ruiz esteve muito abaixo na hierarquia, sendo suplente nos jogos da Ligue 1.

Preencher as lacunas
Desde o início de 2025, porém, tornou-se indestrutível, à vontade ao lado de jogadores tão esforçados e discretos quanto ele. O jogador tem a memória da conquista do Euro com a Espanha no verão passado.
"Conhecemos a qualidade do jogador desde o primeiro dia, por isso talvez as pessoas não o tenham visto em campo", diz o capitão Marquinhos. "Mas ele tem um conhecimento de tática, espaço e movimentação que poucos jogadores têm. Ele merece ser reconhecido como um dos melhores médios do mundo".
"Ele é um dos raros jogadores que jogam de acordo com o que os outros estão a fazer, capaz de preencher as lacunas", disse Luis Enrique em abril, descrevendo-o como um jogador "experiente", ainda mais valioso nesta jovem equipa. "Ele é capaz de jogar entre linhas, ser bom sem bola, criar oportunidades e tem um bom remate".
A sua consistência ao mais alto nível nos últimos seis meses exige confirmação na próxima temporada. Entretanto, a cifra de 40 milhões de euros citada pelo Transfermarkt, o principal site do mercado de jogadores, parece um valor baixo, tendo em conta a influência de Fabian Ruiz na equipa campeã da Europa.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_______________________________________________________________________________