Mais

Mundial de Clubes: Flamengo-Bayern, um concorrente sul-americano contra um gigante europeu

Kimmich é um jogador-chave para o Bayern
Kimmich é um jogador-chave para o BayernFoto por JOSE BRETÓN / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Flamengo e Bayern de Munique enfrentam-se este domingo, nos oitavos de final do Mundial de Clubes, num duelo de dar água na boca entre um gigante europeu e uma equipa sul-americana menos poderosa financeiramente, mas altamente motivada e determinada a provar o seu valor em campo.

Siga as incidências do encontro

O confronto entre o Mengão e o campeão da Bundesliga promete ser um espetáculo no Hard Rock Stadium, em Miami, às 21:00 portuguesas.

O gigante do Rio de Janeiro impressionou nos Estados Unidos com um estilo de jogo dinâmico e atraente, baseado na verticalidade com a bola e na pressão intensa no campo do adversário.

A reviravolta por 3-1 sobre o Chelsea na fase de grupos tornou a equipa num sério candidato ao título mundial, mas terá de superar obstáculos difíceis, a começar pelo Bayern.

A equipa alemã parecia destinada a liderar o Grupo C, mas o Benfica conseguiu o primeiro lugar na última jornada com uma vitória por 1-0, num jogo em que os bávaros fizeram várias rotações.

Antevisão da partida
Flashscore

Um resultado inesperado que obriga agora o Fla a defrontar um dos favoritos à conquista do troféu nos oitavos de final, com um plantel que conta com o avançado inglês Harry Kane e os extremos franceses Michael Olise (três golos e duas assistências no torneio) e Kingsley Coman (dois golos e duas assistências).

O técnico Felipe Luis elogiou o adversário no sábado, descrevendo-o como "um dos melhores clubes do mundo", mas estava confiante na capacidade do Flamengo de competir.

"Não duvido da força e da mentalidade na cabeça dos jogadores brasileiros, o que significa que podemos compensar uma pequena diferença de qualidade", disse em conferência de imprensa.

"Porquê? Porque se os clubes europeus ganhassem o Mundial de Clubes, não mudaria a vida deles, mas se os clubes brasileiros ou sul-americanos ganhassem, mudaria a nossa vida", acrescentou.

A batalha da pressão

A partida de domingo também será marcada por um interessante duelo entre os dois técnicos mais jovens da competição, Filipe Luís e o belga Vincent Kompany. Ambos têm 39 anos e partilham uma grande ambição e certos preceitos futebolísticos.

Em torno de jogadores experientes como o defesa brasileiro Danilo, o médio italiano Jorginho e o médio uruguaio Giorgian de Arrascaeta, o jovem treinador construiu uma equipa altamente competitiva que perdeu apenas três jogos - para 33 vitórias e 12 empates - desde que assumiu o cargo em outubro.

Bayern é favorito
Bayern é favoritoOpta by Stats Perform

O ex-lateral da seleção brasileira, que teve passagens pelos gigantes europeus Chelsea e Atlético de Madrid, conseguiu incutir personalidade, compromisso e seriedade tática num dos plantéis mais caros das Américas.

Na sua cartilha estão ideias inamovíveis: pressão alta, posse de bola e jogo ofensivo e vertical.

"Temos um DNA, como gostam de dizer os nossos adeptos, e não me vou afastar desse estilo", disse no sábado.

Duelo de posse de bola

A disputa pela posse de bola contra o Bayern, onde Jamal Musiala recuperou de um problema físico, promete ser intensa.

Segundo um estudo do Centro Internacional de Estudos Desportivos, citado no site da FIFA, Flamengo e Bayern são as duas equipas que mais se aproximam da baliza adversária para roubar a bola.

Em Miami, os comandados de Kompany vão tentar confiscar a bola e explorar o maior talento do seu trio de ataque, mas o belga está de sobreaviso. Ele sabe que o Flamengo é uma equipa perigosa e que terá o apoio dos adeptos.

"O Flamengo é uma equipa de topo, com jogadores de alto nível, muito bem treinados, com uma boa mistura de um legado do percurso do seu treinador, como a disciplina tática e a agressividade", disse o belga na conferência de imprensa.

"E uma dose de criatividade e instinto brasileiros. Algo que só se pode ter quando se vive o futebol como naquele país", completou.

Onzes prováveis

Bayern: Manuel Neuer; Konrad Laimer, Dayot Upamecano, Jonathan Tah, Raphael Guerreiro; Leon Goretzka, Joshua Kimmich; Michael Olise, Jamal Musiala, Kingsley Coman; Harry Kane. DT: Vincent Kompany.

Flamengo: Agustín Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro; Gerson, Erick Pulgar, Jorginho, Bruno Henrique; Gonzalo Plata, Luiz Araújo. Técnico: Filipe Luís.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore