Acompanhe as incidências da partida
A popular equipa carioca celebrou antes do tempo na sua última participação no Mundial de Clubes, em 2023, disputado em Marrocos, quando a competição ainda contava apenas com sete equipas - um formato bem mais reduzido face aos atuais 32 participantes.
Após bordar a terceira estrela da Libertadores no emblema, conquistada frente ao Athletico Paranaense, em outubro de 2022, os jogadores festejaram ao som de um cântico provocador que mais tarde acabaria por se virar contra eles: “Real Madrid, podes esperar, a tua hora vai chegar”.
Mas o Flamengo nunca chegou a medir forças com o histórico emblema espanhol. Foi eliminado nas meias-finais pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, perdendo por 3-2 e tornando-se alvo de gozo no chamado país do futebol.
Desde então, o poderoso elenco rubro-negro, um dos mais valiosos das Américas, tem acumulado desilusões frente a adversários que, teoricamente, deveriam representar poucos obstáculos.

À sombra de Zico
Para evitar novos constrangimentos, o Flamengo prometeu encarar todos os adversários do Grupo D com o máximo respeito, começando já pelo Espérance, que defrontará às 02:00 no Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia.
“Será um jogo muito difícil. As equipas africanas, para além de serem fortes fisicamente e muito sólidas defensivamente, têm jogadores muito técnicos no meio-campo e no ataque, especialmente as seleções do Magrebe, como Marrocos e Tunísia, que seguem a mesma escola”, afirmou o defesa-central Léo Ortiz.
Orientado pelo ex-lateral Filipe Luís, apontado como um dos treinadores mais promissores do Brasil, o Mengão parte com o objetivo de garantir a qualificação para os oitavos de final, num grupo que partilha com o Chelsea (Inglaterra) e o LAFC (Estados Unidos).
A ambição de conquistar um segundo título mundial, após a histórica Taça Intercontinental de 1981 com o inesquecível Zico, enfrenta um desafio considerável, dado o peso das equipas europeias em prova.
Os Rouge et Noir iniciam o torneio com uma baixa de relevo: o médio uruguaio Nicolás De La Cruz está lesionado e falhará a estreia. Ainda assim, espera-se que recupere a tempo de defrontar o Chelsea, na próxima sexta-feira, novamente em Filadélfia.
Paixão e entusiasmo
Qualificado para o Campeonato do Mundo de Clubes através do ranking da Confederação Africana de Futebol (CAF), o Espérance conta com dois avançados brasileiros que têm dado nas vistas no futebol tunisino: Yan Sasse e Rodrigo Rodrigues.
Na época 2024/25, Yan Sasse, de 27 anos, apontou 15 golos em 37 jogos. Já Rodrigo Rodrigues, de 28 anos, marcou cinco em 19 partidas. Os seus golos foram decisivos para ajudar o Espérance, um dos clubes mais titulados de África, com quatro conquistas da Liga dos Campeões da CAF, a conquistar, esta temporada, o seu 34.º campeonato nacional e a 16.ª taça local.

“Definiremos os nossos objetivos quando lá estivermos e entrarmos em campo”, afirmou o treinador Maher Kanzari, em declarações à FIFA. “Talvez consigamos ultrapassar a fase de grupos, talvez não. Mas espero que entremos em cada jogo com paixão e entusiasmo”, acrescentou.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________________________________________