Mais

Mundial de Clubes: Fluminense procura vitória e liderança do grupo contra o Mamelodi Sundowns

Fluminense vai em busca da liderança
Fluminense vai em busca da liderançaLev Radin / Zuma Press / Profimedia, Opta by Stats Perform
Nos Estados Unidos, a terra da fast food, o Fluminense busca a combinação completa: uma vaga nos oitavos de final e o primeiro lugar no Grupo F do Mundial de Clubes, quando encerra a fase de grupos contra o combativo Mamelodi Sundowns, de Miguel Cardoso, em Miami, esta quarta-feira (20:00).

A vitória seria uma desilusão para o Borussia Dortmund, o popular clube alemão que começou a competição como favorito do grupo, mas também não tem vaga garantida nos oitavos de final.

Os aurinegros estão em segundo lugar, também com quatro pontos, embora com pior saldo de golos, diferença entre brasileiros e alemães devido ao empate 0-0 entre as duas equipas na estreia: os europeus têm +1, enquanto os sul-americanos têm +2.

Para o clube carioca, uma vitória é suficiente para garantir a qualificação para os oitavos de final. O problema é que os sul-africanos, que são conhecidos por darem trabalho, mesmo com os tradicionais cânticos de motivação antes de entrar em campo, terão pela frente um adversário que também quer manter-se vivo.

Probabilidade de vitória
Probabilidade de vitóriaOpta by Stats Perform

O Mamelodi está em terceiro lugar, com três pontos, e uma vitória levará a formação orientada por Miguel Cardoso à próxima fase, independentemente do que acontecer entre o Dortmund e os sul-coreanos, que jogam simultaneamente no Estádio TQL, em Cincinnati.

"Arias, confio em ti"

Na próxima fase, o líder e o segundo classificado do Grupo F enfrentarão River Plate, Inter de Milão ou Monterrey do grupo E, também a ser decidido na madrugada de quinta-feira.

"Estou otimista porque conseguimos provar o nosso valor", disse Jhon Arias, a estrela do Tricolor do Rio de Janeiro no renovado torneio da FIFA.

O versátil atacante colombiano é o coração e a alma dos campeões da Taça Libertadores de 2023, tendo marcado um belo golo de livre, além de uma assistência, na emocionante vitória por 4-2 sobre o Ulsan, na última jornada.

"Temos tudo o que precisamos, temos de nos concentrar durante os 90 minutos", disse o jogador de 27 anos.

Jhon é intocável no ataque de Renato Portaluppi, que deve estar em modo exterminador para aproveitar qualquer oportunidade de marcar e manter a liderança diante da perseguição de 1.800 quilómetros do Dortmund.

"Não temos nenhuma garantia de estar na próxima fase (...) temos de estar sempre atentos, queremos um bom resultado para terminar em primeiro lugar do grupo", disse Portaluppi.

O treinador alertou para a dificuldade de vencer os sul-africanos, que estiveram perto de empatar com os alemães na última jornada, depois de terem estado a perder por 4-1 (acabaram por vencer por 4-3).

Filosofia sul-africana

O Mamelodi Sundowns, treinado pelo português Miguel Cardoso, é um dos três clubes africanos que chegaram à terceira e última jornada da fase de grupos com hipóteses de se qualificarem para os oitavos de final.

Os sul-africanos têm-se mantido fiéis à sua filosofia de futebol "Shoe Shine & Piano", que consiste em gerir bem a bola e realizar espectáculos harmoniosos e esteticamente agradáveis.

Sob o comando de Miguel Cardoso, que foi comparado na África do Sul a Guardiola pela sua abordagem ofensiva e possessiva, o clube conquistou o seu oitavo título consecutivo na época passada e chegou à final da Liga dos Campeões Africanos, que perdeu com o Pyramids, do Egito.

"O Fluminense é a elite do Brasil, que está a dominar este Mundial de Clubes. Sabemos que vai ser difícil, mas também bonito. O nosso desafio é crescer com estas experiências, para nos tornarmos mais fortes para o futuro", disse Miguel Cardoso ao jornal Sport.

"Não vamos mudar quem somos. Queremos competir com a nossa identidade e levarmo-nos ao limite das nossas capacidades para estarmos à altura da tarefa", acrescentou o treinador português.

Onzes prováveis

Fluminense: Fábio; Guga, Thiago Silva, Juan Pablo Freytes, Gabriel Fuentes; Hércules, Martinelli, Ganso; Jhon Arias, Germán Cano, Kevin Serna. DT: Renato Portaluppi.

Mamelodi Sundowns: Ronwen Williams; Khuliso Mudau, Keanu Cupido, Grant Kekana, Divine Lunga; Teboho Mokoena; Lucas Ribeiro, Marcelo Allende, Themba Zwane, Tashreeq Matthews; Iqraam Rayners. DT: Miguel Cardoso.

Siga o jogo no Flashscore

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________