Mais

Mundial de Clubes: Guardiola traça objetivo e esclarece situação de Grealish

Pep Guardiola (à direita) entra no relvado do estádio Lincoln Financial Field, em Filadélfia
Pep Guardiola (à direita) entra no relvado do estádio Lincoln Financial Field, em FiladélfiaFranck Fife / AFP
O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, sugeriu que Jack Grealish precisa de redescobrir o seu amor pelo futebol, depois de ter ficado de fora da convocatória para o Mundial de Clubes nos Estados Unidos.

Siga as incidências da partida

"O Jack é um jogador excecional. A única razão pela qual não jogou na época passada foram, obviamente, as minhas decisões", disse Guardiola aos jornalistas em Filadélfia, onde o City vai defrontar o Wydad Casablanca no jogo de estreia, na quarta-feira, sem o extremo internacional inglês.

"Decidimos que era melhor que ele ficasse e tivesse um lugar onde pudesse voltar ao que era no ano do triplete ou em toda a sua carreira no Aston Villa".

Grealish juntou-se ao City em 2021 e foi um dos destaques na corrida para a glória da Liga dos Campeões, Premier League e FA Cup em 2023. No entanto, foi titular em apenas 10 jogos da Premier League na época seguinte e apenas 16 vezes em todas as competições nesta temporada.

"Sem ele, teria sido mais difícil alcançar o que fizemos na época dos três títulos, mas o facto é que nas duas últimas épocas não jogou muitos minutos", acrescentou Guardiola.

"Ele tem de voltar a jogar e a ter as borboletas no estômago de que precisa para jogar a cada três dias".

No entanto, o ex-treinador do Barcelona pareceu sugerir que o futuro do jogador não está necessariamente longe do Etihad Stadium.

"Não, não. Não sei, mas por enquanto decidimos (que ele) não virá para cá", disse.

O City, que terminou em terceiro lugar na Premier League, fez quatro novas contratações na recente janela de transferências para refrescar o seu plantel para o Mundial de Clubes.

A equipa inglesa contratou o médio Tijjani Reijnders, o francês Rayan Cherki, o lateral-esquerdo Rayan Ait-Nouri e o guarda-redes Marcus Bettinelli.

"Estamos muito satisfeitos porque todos eles têm muita qualidade", disse Guardiola.

"Com esta quantidade incrível de jogos que temos até ao final da época, 11 meses, a cada três ou quatro dias, todos vão jogar".

Hora de virar a página

A última temporada foi uma das mais difíceis da carreira de Guardiola, que vê no Mundial o primeiro torneio da nova temporada e, portanto, uma oportunidade de virar a página.

"É o início da época. No desporto, o que aconteceu no passado, bom ou mau, é esquecido, por isso sentimos que estamos a começar a época", afirmou.

O City deve passar com facilidade no Grupo G, no qual também enfrentará o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, e a Juventus.

O primeiro adversário no Lincoln Financial Field é o Wydad, de Marrocos, um dos principais nomes do futebol norte-africano, que se apurou para o Mundial de Clubes após a recente conquista da Liga dos Campeões da África.

"O futebol cresceu muito em todo o mundo. Todas estas equipas têm qualidade individual", afirmou Guardiola, recusando-se a encarar o adversário de quarta-feira com ligeireza.

"Temos um respeito enorme, enorme. Vimos o que podíamos ver deles. Temos um plano de jogo, estamos aqui para fazer um bom torneio".

_______________________________________________

Patrocinado: 

Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________