Siga as incidências da partida
"O Jack é um jogador excecional. A única razão pela qual não jogou na época passada foram, obviamente, as minhas decisões", disse Guardiola aos jornalistas em Filadélfia, onde o City vai defrontar o Wydad Casablanca no jogo de estreia, na quarta-feira, sem o extremo internacional inglês.
"Decidimos que era melhor que ele ficasse e tivesse um lugar onde pudesse voltar ao que era no ano do triplete ou em toda a sua carreira no Aston Villa".
Grealish juntou-se ao City em 2021 e foi um dos destaques na corrida para a glória da Liga dos Campeões, Premier League e FA Cup em 2023. No entanto, foi titular em apenas 10 jogos da Premier League na época seguinte e apenas 16 vezes em todas as competições nesta temporada.
"Sem ele, teria sido mais difícil alcançar o que fizemos na época dos três títulos, mas o facto é que nas duas últimas épocas não jogou muitos minutos", acrescentou Guardiola.
"Ele tem de voltar a jogar e a ter as borboletas no estômago de que precisa para jogar a cada três dias".
No entanto, o ex-treinador do Barcelona pareceu sugerir que o futuro do jogador não está necessariamente longe do Etihad Stadium.
"Não, não. Não sei, mas por enquanto decidimos (que ele) não virá para cá", disse.
O City, que terminou em terceiro lugar na Premier League, fez quatro novas contratações na recente janela de transferências para refrescar o seu plantel para o Mundial de Clubes.
A equipa inglesa contratou o médio Tijjani Reijnders, o francês Rayan Cherki, o lateral-esquerdo Rayan Ait-Nouri e o guarda-redes Marcus Bettinelli.
"Estamos muito satisfeitos porque todos eles têm muita qualidade", disse Guardiola.
"Com esta quantidade incrível de jogos que temos até ao final da época, 11 meses, a cada três ou quatro dias, todos vão jogar".
Hora de virar a página
A última temporada foi uma das mais difíceis da carreira de Guardiola, que vê no Mundial o primeiro torneio da nova temporada e, portanto, uma oportunidade de virar a página.
"É o início da época. No desporto, o que aconteceu no passado, bom ou mau, é esquecido, por isso sentimos que estamos a começar a época", afirmou.
O City deve passar com facilidade no Grupo G, no qual também enfrentará o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, e a Juventus.
O primeiro adversário no Lincoln Financial Field é o Wydad, de Marrocos, um dos principais nomes do futebol norte-africano, que se apurou para o Mundial de Clubes após a recente conquista da Liga dos Campeões da África.
"O futebol cresceu muito em todo o mundo. Todas estas equipas têm qualidade individual", afirmou Guardiola, recusando-se a encarar o adversário de quarta-feira com ligeireza.
"Temos um respeito enorme, enorme. Vimos o que podíamos ver deles. Temos um plano de jogo, estamos aqui para fazer um bom torneio".
_______________________________________________
Patrocinado:
Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________