Mais

Mundial de Clubes: Harry Kane na mira do PSG

Harry Kane com o Bayern no Campeonato do Mundo de Clubes
Harry Kane com o Bayern no Campeonato do Mundo de ClubesCHANDAN KHANNA / AFP
Se há um jogador que exemplifica o espírito vencedor do Bayern de Munique no Mundial de Clubes, esse jogador é Harry Kane, que está faminto por títulos, depois de provar o primeiro na Bundesliga e determinado a derrotar o PSG nos quartos de final, este sábado.

Apesar da derrota por 1-0 com o Botafogo , o atual campeão europeu tem feito uma campanha relativamente tranquila. E o ultramoderno e blindado Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta, não será capaz de protegê-los do HurriKane.

Para evitar que o furacão de Harry Kane cause muitos estragos, a defesa parisiense terá de ser sólida, firme e intransigente. Depois de uma fase de grupos movida a gasóleo, a ascensão do astro inglês foi sublinhada nos oitavos de final, quando o Flamengo pagou o preço da sua dupla certeira, mas também do seu peso nos ataques de Munique e do seu constante espírito de luta na defesa.

Além dos dois golos que marcou, com remates de fora da área, que foram obviamente cruciais e serviram para lembrar que Kane não é apenas um franco-atirador na área, foi a sua corrida nos minutos finais para manter a vantagem de 4-2, pontuada por uma entrada dura sobre um adversário, que também deixou uma impressão duradoura.

"Tudo pela equipa"

"É um luxo ter um jogador desta qualidade a fazer o trabalho defensivo. Nem sempre é fácil quando se é goleador. Mas isso faz parte do futebol, e acho que não podemos ganhar mais títulos sem que toda a equipa mostre esse tipo de atitude", disse o treinador Vincent Kompany.

"Ele já fez isso em várias ocasiões. Desde a derrota com o Barcelona (4-1 na Liga dos Campeões em outubro), aprendemos que por vezes também temos de cometer erros. E o Harry tem-no feito muito bem desde então. Felicito-o sempre, não só pelos golos que marca, mas sobretudo pela forma como trabalha para a equipa. É exatamente disso que precisamos", afirmou o diretor desportivo do Bayern, Max Eberl.

Só que Kane encontrou energia para fazer esse esforço, depois de 85 minutos extenuantes no calor sufocante de 35 graus de Miami, no final de uma extenuante temporada de 50 jogos (41 golos, 12 assistências).

"Sei que, ao longo da minha carreira, uma grande parte do meu jogo foi avaliada pelos golos. Mas o que os adeptos do Bayern percebem é que faço tudo pela equipa, para a ajudar a ganhar. Se isso significa correr 11 quilómetros num jogo, então faço-o. Se isso pode ajudar a equipa, então faço-o. Se isso pode ajudar a equipe, então eu volto para ajudar a equipe", explicou sobriamente, após a sua tão elogiada atuação.

Sentido de urgência

"É claro que gosto de marcar golos. Mas o que mais me agrada é poder ganhar", insistiu o jogador, cuja carreira, repleta de inúmeros títulos individuais, foi finalmente coroada por um título coletivo pela primeira vez há dois meses, quando o Bayern se sagrou campeão alemão.

Kane teve de esperar até os 31 anos para conseguir tal feito e, embora ainda tenha muitos anos pela frente, tem um sentido de urgência para levantar outros troféus. Daí a determinação que demonstrou nos Estados Unidos, onde também pode ser o primeiro jogador, com o seu clube, a acrescentar o seu nome à sala de troféus deste novo Mundial de Clubes.

Agora, faltam apenas três jogos para atingir o seu objetivo. Mas o próximo não será fácil.

"O PSG é uma grande equipa, campeã europeia. Jogámos contra eles uma vez esta época e ganhámos (1-0 na fase de grupos da Liga dos Campeões). Foi um jogo difícil. Conhecemos as suas qualidades e temos de estar preparados. Temos a sensação de que, quando jogamos o nosso melhor futebol, podemos vencer qualquer equipa. Por isso, vamos para este jogo com o mesmo sentimento", prometeu.

Siga o PSG-Bayern Munique no Flashscore

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________