Mais

Mundial de Clubes: Jogadores do Monterrey ao nível dos melhores

Jogadores da Liga MX entre a elite. O Monterrey está ao nível dos vencedores da Liga dos Campeões.
Jogadores da Liga MX entre a elite. O Monterrey está ao nível dos vencedores da Liga dos Campeões.JULIO CESAR AGUILAR / AFP

O emblema mexicano parte para o Mundial de Clubes com boas perspetivas. As estrelas da Liga MX em nada ficam a dever às da Liga dos Campeões.

O novo Mundial de Clubes está a chegar, com todas as incertezas que acompanham uma competição completamente nova e que chega ao final de uma longa temporada no caso das equipas europeias, que muitos colocam como favoritas devido aos plantéis e orçamentos. Mas o desgaste da época e algumas das contratações e mudanças de treinador feitas em tempo recorde podem ser uma fonte de desconforto para as equipas mais fortes.

É provavelmente verdade que os participantes do Velho Continente, no seu melhor, seriam incomparáveis com a maioria dos participantes dos outros continentes nesta competição, mas há muitas incógnitas quanto à forma como as equipas irão abordar o Campeonato do Mundo de Clubes. Para os competidores americanos, o torneio acontece no meio da temporada, com as armas afiadas e as pernas gastas, mas não em excesso, e pode haver uma hipótese de surpresa.

Dito isso, não será possível alcançar o sucesso sem estrelas de alto calibre, e isso é algo que o Monterrey certamente tem. Sergio Ramos e Óliver Torres são competidores experientes, com experiência contra os melhores, enquanto Sergio Canales e Nelson Deossa são os jogadores mais mágicos dos Rayados, e têm a oportunidade de mostrar que vão estar ao lado dos melhores merecidamente, algo que podemos entender analisando certas estatísticas em que podemos compará-los com as estrelas das melhores equipas europeias.

Nelson Deossa entre os melhores

O colombiano Nelson Deossa, do Monterrey, está entre os melhores dribladores do Mundial de Clubes, batendo os adversários em 60,5% das vezes em que driblou em situações de um contra um nesta temporada.

O habilidoso Cafetero disputou 21 partidas da Liga MX este ano, chegando a 1.454 minutos jogados. Deossa tentou 81 dribles (3,9 por jogo), dos quais completou 49 (2,3 por jogo), alcançando uma excelente taxa de sucesso de 60,5% na superação de adversários em situações de um contra um.

Nelson Deossa é fundamental para o Monterrey, já que as métricas indicam que ele é um dos melhores especialistas em dribles do Mundial de Clubes, o que pode ser decisivo para quebrar defesas com sua habilidade, gerando vantagens e também criando desarmes defensivos ao forçar a defesa adversária a cobrir mais em sua área e atraindo mais defensores, o que deixará espaços em outras áreas do ataque do Rayados.

Sergio Canales e as outras estrelas do Mundial de Clubes

O espanhol Sergio Canales é um dos grandes talentos da Liga MX, e seu impacto na criação de jogadas ofensivas do Monterrey é inegável. A prova disso é que ele se aproxima dos 20 passes no terço final, no mesmo nível dos melhores organizadores do planeta, já que é um dos jogadores com mais passes nessa zona entre todos os participantes do Mundial de Clubes.

Canales disputou 16 partidas da Liga MX em 2025, chegando a 1.360 minutos. Durante esse tempo, o espanhol completou 308 passes no último terço (19,3 por jogo), criando nada menos do que 49 oportunidades de golo (3,1 por jogo) e alcançando seis assistências nos referidos jogos da Liga (0,38 por jogo).

Sergio Canales está no topo das métricas avançadas de criação de jogadas entre os mais de 560 participantes do Campeonato do Mundo de Clubes. Isto deixa-o, estatisticamente, como um dos especialistas em canalizar o jogo ofensivo que pode determinar jogos apertados e ser decisivo em momentos-chave.

Um muro chamado Stefan Medina

A presença do ídolo Sergio Ramos tem atraído muita atenção para a retaguarda do Rayados, mas é o colombiano Stefan Medina quem mais se destaca quando se trata de impedir os ataques adversários. O jogador da seleção colombiana é um dos melhores defesas em termos de métricas de todos os participantes do Mundial de Clubes, com média de 5,7 desarmes nas 21 partidas da Liga MX disputadas em 2025. O nível de Medina é muito bom, pois ele se destaca tanto em uma defesa com o físico e a experiência do ex-jogador do Sevilla e do Real Madrid.

_______________________________________________

Patrocinado: 

Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________