Siga as incidências da partida
Esta eliminatória de uma mão determinará o substituto do León do México e será disputada no BMO Stadium, a casa do Los Angeles FC (LAFC), a partir das 03:30 portuguesas.
Para justificar a escolha de LAFC como anfitrião, a FIFA argumentou que a repescagem deveria ser disputada numa das 11 cidades-sede do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, que começa no dia 14 de julho.
As duas equipas, ansiosas por esta oportunidade inesperada, acataram a decisão da FIFA, que se comprometeu a organizar um play-off "totalmente neutro", com acesso igual aos bilhetes para ambas as equipas.
De qualquer forma, os Estados Unidos contarão com o apoio da grande comunidade mexicana de Los Angeles, na Califórnia, para que as bancadas fiquem lotadas com 22 mil adeptos.
Sonho frustrado
Para os Águilas, o apuramento para o Mundial de Clubes, a primeira ampliada para 32 clubes, compensaria o duro golpe sofrido no último fim de semana na final do Torneio Clausura 2025.
A derrota para o Toluca, que não conquistava o título há 15 anos, pôs fim ao sonho do América de conquistar o quarto título consecutivo.
Para além de recuperar a confiança do seu plantel, o treinador brasileiro André Jardine terá de se preparar para a possível ausência de dois pilares do ataque: Henry Martin, o goleador, e o extremo uruguaio Brian Rodriguez, ex-LAFC.
Ambos os jogadores viajaram para Los Angeles, mas a sua participação está em risco devido a problemas físicos. Jardine vai construir o seu ataque em torno de Alejandro Zendejas e do médio espanhol Álvaro Fidalgo.
Três mexicanos ou três americanos?
Se o América vencer, juntar-se-á a duas outras equipas mexicanas que já estão no Campeonato do Mundo: Monterrey e Pachuca. A liga norte-americana (MLS) também teria três representantes se o vencedor fosse o LAFC, juntando-se assim aos Seattle Sounders e ao Inter Miami de Lionel Messi.
Campeão da MLS em 2022 e finalista em 2023, LAFC tem sido um dos blocos mais fortes do futebol norte-americano nos últimos anos e o destino de algumas das estrelas mais reconhecidas, como Carlos Vela, Gareth Bale e Giorgio Chiellini.
"É uma grande oportunidade, como clube é o que sempre quisemos fazer", disse o defesa Ryan Hollingshead, na sexta-feira. "Estar nas finais ano após ano deu-nos esta oportunidade, não foi por acaso. Algumas coisas tiveram de acontecer, mas o futebol é assim mesmo", disse o defesa.

Depois de um início lento, a equipa de Steve Cherundolo tem vindo a ganhar ritmo e ocupa o sexto lugar da Conferência Oeste, estando invicta há oito jogos.
O atacante gabonês Denis Bouanga continua a ser a maior ameaça de LAFC, cuja última contratação, o francês Olivier Giroud, tem tido dificuldades para se afirmar no onze titular.
Um cheque chorudo
O vencedor da repescagem ficará com o lugar do León, que ficou de fora do Mundial de Clubes por pertencer ao mesmo grupo de proprietários de outra equipa participante, o Pachuca, uma situação proibida pelo regulamento da FIFA.
O conjunto angelino conquistou o direito à repescagem ao ser finalista da Liga dos Campeões da CONCACAF de 2023, cujo vencedor foi o León. O América, por sua vez, qualificou-se por ter sido a equipa melhor classificada nas eliminatórias do Campeonato do Mundo no final da Liga dos Campeões da CONCACAF de 2024.
Um dos dois completará o Grupo D do torneio juntamente com Chelsea, Flamengo e Espérance da Tunísia.

Além do prestígio desportivo, há grandes incentivos financeiros em jogo no confronto desta madrugada.
A equipa vencedora sairá do BMO Stadium com um cheque de cerca de 8,4 milhões de euros, o bónus que a FIFA garante a todos os participantes no Campeonato do Mundo, e competirá num evento que distribuirá cerca de 888 quilos em prémios monetários.
Onzes prováveis
Los Angeles F.C.: Hugo Lloris; Sergi Palencia, Eddie Segura, Aaron Long, Ryan Hollingshead; Timothy Tillman, Igor Jesus, Mark Delgado; David Martinez (ou Jeremy Ebobisse), Nathan Ordaz, Denis Bouanga. DT: Steve Cherundolo.
América: Luis Malagon; Kevin Alvarez, Israel Reyes, Sebastian Caceres, Cristian Borja, Ramon Juarez; Jonathan dos Santos, Alvaro Fidalgo, Erick Sanchez; Alejandro Zendejas, Rodrigo Aguirre (ou Henry Martin). Técnico: André Jardine.
_______________________________________________
Patrocinado:
Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_______________________________________________