Mais

Mundial de Clubes: LAFC e América disputam o play-off milionário por um bilhete para a prova

Lloris e Giroud, figuras conhecidas de LAFC
Lloris e Giroud, figuras conhecidas de LAFCKEVORK DJANSEZIAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Depois de ter sido destronado no México, o América defronta esta madrugada o Los Angeles F.C. para disputar o último bilhete para o Mundial de Clubes, que tem também um bónus garantido de cerca de 10 milhões de dólares (cerca de 8,4 milhões de euros).

Siga as incidências da partida

Esta eliminatória de uma mão determinará o substituto do León do México e será disputada no BMO Stadium, a casa do Los Angeles FC (LAFC), a partir das 03:30 portuguesas.

Para justificar a escolha de LAFC como anfitrião, a FIFA argumentou que a repescagem deveria ser disputada numa das 11 cidades-sede do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, que começa no dia 14 de julho.

As duas equipas, ansiosas por esta oportunidade inesperada, acataram a decisão da FIFA, que se comprometeu a organizar um play-off "totalmente neutro", com acesso igual aos bilhetes para ambas as equipas.

De qualquer forma, os Estados Unidos contarão com o apoio da grande comunidade mexicana de Los Angeles, na Califórnia, para que as bancadas fiquem lotadas com 22 mil adeptos.

Sonho frustrado

Para os Águilas, o apuramento para o Mundial de Clubes, a primeira ampliada para 32 clubes, compensaria o duro golpe sofrido no último fim de semana na final do Torneio Clausura 2025.

A derrota para o Toluca, que não conquistava o título há 15 anos, pôs fim ao sonho do América de conquistar o quarto título consecutivo.

Para além de recuperar a confiança do seu plantel, o treinador brasileiro André Jardine terá de se preparar para a possível ausência de dois pilares do ataque: Henry Martin, o goleador, e o extremo uruguaio Brian Rodriguez, ex-LAFC.

Ambos os jogadores viajaram para Los Angeles, mas a sua participação está em risco devido a problemas físicos. Jardine vai construir o seu ataque em torno de Alejandro Zendejas e do médio espanhol Álvaro Fidalgo.

Três mexicanos ou três americanos?

Se o América vencer, juntar-se-á a duas outras equipas mexicanas que já estão no Campeonato do Mundo: Monterrey e Pachuca. A liga norte-americana (MLS) também teria três representantes se o vencedor fosse o LAFC, juntando-se assim aos Seattle Sounders e ao Inter Miami de Lionel Messi.

Campeão da MLS em 2022 e finalista em 2023, LAFC tem sido um dos blocos mais fortes do futebol norte-americano nos últimos anos e o destino de algumas das estrelas mais reconhecidas, como Carlos Vela, Gareth Bale e Giorgio Chiellini.

"É uma grande oportunidade, como clube é o que sempre quisemos fazer", disse o defesa Ryan Hollingshead, na sexta-feira. "Estar nas finais ano após ano deu-nos esta oportunidade, não foi por acaso. Algumas coisas tiveram de acontecer, mas o futebol é assim mesmo", disse o defesa.

A forma das duas equipas
A forma das duas equipasFlashscore

Depois de um início lento, a equipa de Steve Cherundolo tem vindo a ganhar ritmo e ocupa o sexto lugar da Conferência Oeste, estando invicta há oito jogos.

O atacante gabonês Denis Bouanga continua a ser a maior ameaça de LAFC, cuja última contratação, o francês Olivier Giroud, tem tido dificuldades para se afirmar no onze titular.

Um cheque chorudo

O vencedor da repescagem ficará com o lugar do León, que ficou de fora do Mundial de Clubes por pertencer ao mesmo grupo de proprietários de outra equipa participante, o Pachuca, uma situação proibida pelo regulamento da FIFA.

O conjunto angelino conquistou o direito à repescagem ao ser finalista da Liga dos Campeões da CONCACAF de 2023, cujo vencedor foi o León. O América, por sua vez, qualificou-se por ter sido a equipa melhor classificada nas eliminatórias do Campeonato do Mundo no final da Liga dos Campeões da CONCACAF de 2024.

Um dos dois completará o Grupo D do torneio juntamente com Chelsea, Flamengo e Espérance da Tunísia.

Os últimos duelos
Os últimos duelosFlashscore

Além do prestígio desportivo, há grandes incentivos financeiros em jogo no confronto desta madrugada.

A equipa vencedora sairá do BMO Stadium com um cheque de cerca de 8,4 milhões de euros, o bónus que a FIFA garante a todos os participantes no Campeonato do Mundo, e competirá num evento que distribuirá cerca de 888 quilos em prémios monetários.

Onzes prováveis

Los Angeles F.C.: Hugo Lloris; Sergi Palencia, Eddie Segura, Aaron Long, Ryan Hollingshead; Timothy Tillman, Igor Jesus, Mark Delgado; David Martinez (ou Jeremy Ebobisse), Nathan Ordaz, Denis Bouanga. DT: Steve Cherundolo.

América: Luis Malagon; Kevin Alvarez, Israel Reyes, Sebastian Caceres, Cristian Borja, Ramon Juarez; Jonathan dos Santos, Alvaro Fidalgo, Erick Sanchez; Alejandro Zendejas, Rodrigo Aguirre (ou Henry Martin). Técnico: André Jardine.

_______________________________________________

Patrocinado: 

Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________