Mais

Mundial de Clubes: LAFC vence América no prolongamento e é a última equipa apurada (2-1 a.p)

Los Angeles FC festeja o apuramento para o Mundial de Clubes
Los Angeles FC festeja o apuramento para o Mundial de ClubesLUKE HALES / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Denis Bouanga marcou um golo dramático no prolongamento para colocar os Los Angeles FC no Mundial de Clubes com uma vitória por 2-1 (prolongamento) sobre o Club América do México, esta madrugada.

Recorde as incidências da partida

equipa da Cidade do México parecia ter garantido o seu lugar - e a recompensa de participação garantida de 9,5 milhões de euros - depois de um penálti cobrado pelo antigo jogador do LAFC, Brian Rodriguez, aos 64 minutos.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Mas o golo de cabeça do brasileiro Igor Jesus, aos 89 minutos, levou o jogo para o prolongamento e, a cinco minutos do fim do prolongamento, Bouanga marcou o golo da vitória.

Foi um jogo de alto risco, disputado perante um público ruidoso e dividido entre as duas equipas, e a tensão era palpável desde o início.

Mas foi o clube californiano, que começou a sua vida na MLS há apenas sete anos, que triunfou e conquistou uma vaga na primeira edição do torneio ampliado da FIFA, com 32 equipas.

O LAFC estará no Grupo D do Mundial de Clubes, onde enfrentará o Chelsea, o Flamengo e o Esperance Tunis, no torneio que começa no dia 14 de junho.

O jogo único foi realizado após a decisão da FIFA de banir o León do torneio. O clube mexicano foi barrado porque o clube é propriedade do Grupo Pachuca, que também controla o Pachuca, da Liga MX, que também participa do torneio.

 

Embora o LAFC tivesse a vantagem nominal de jogar em casa, no seu Estádio BMO, a Califórnia é o lar de muitos adeptos do Club America, o que acabou por proporcionar uma atmosfera neutra nos Estados Unidos.

Apesar do ambiente, as ocasiões foram raras no primeiro tempo, com o clube mexicano a ter mais posse de bola, mas causando poucos problemas ao francês Hugo Lloris.

Mas quando a disputa de Mark Delgado com Erick Sánchez na área foi considerada falta, após uma revisão do VAR, o substituto Rodriguez manteve a calma e mandou Lloris para o outro lado, colocando a formação mexicana na frente.

Rodriguez teve a oportunidade de selar o resultado 10 minutos mais tarde, mas atirou ao lado.

A entrada de Olivier Giroud, aos 74 minutos foi decisiva, com a presença do jogador de 38 anos a causar muitos problemas à defesa americana.

Cabeceamento de ferro

O remate improvisado de Giroud com a parte externa do pé obrigou Luis Malagón a fazer uma defesa e, momentos depois, o guardião do América defendeu um cabeceamento do francês.

Faltando apenas um minuto para o fim do tempo regulamentar, o LAFC conseguiu um golo salvador quando um canto de Bouanga foi respondido com um cabeceamento sem hipóteses de Jesus.

O LAFC quase venceu o jogo no tempo regulamentar, mas Malagon fez uma brilhante defesa após remate de Timothy Tillman. No prolongamento, com os penáltis a aproximar-se, Frankie Amaya passou a bola para Giroud na entrada da área, que cruzou para Bouanga, cujo remate sofreu um desvio e acabou por entrar na baliza de Malagon.

O gabonês, nascido em França, marcou 80 golos pelos LA, em todas as competições, desde que chegou ao clube vindo do Saint Etienne em 2022, mas nenhum mais valioso do que este.

A vitória garante que o país anfitrião do torneio terá três equipas da Major League Soccer, uma vez que os Seattle Sounders e o Inter Miami já estão na competição.

O torneio termina com uma final no Estádio MetLife, em Nova Jérsia, a 13 de julho, com o vencedor a levar para casa mais de 89 milhões de euros.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore

_______________________________________________

Patrocinado: 

Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________