É a segunda mudança de treinador em seis meses para o clube de Pretória, propriedade da família do presidente da Confederação Africana de Futebol, Patrice Motsepe.
Miguel Cardoso, recorde-se, foi treinador do Rio Ave em duas ocasiões, do Nantes, em França, do Celta de Vigo, em Espanha, e do AEK de Atenas, da Grécia. Antes disso, ganhou experiência como treinador-adjunto no FC Porto, Belenenses, SC Braga, Académica e Sporting, antes da primeira saída internacional para o Shakhtar, começando a carreira como técnico principal no Estádio dos Arcos, em 2017/18.
Na época passada, levou o Esperance da Tunísia à final da Liga dos Campeões Africanos, mas foi despedido em outubro, após um mau início de época.
A saída de Mngqithi acontece depois de o Sundowns ter empatado os dois primeiros jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões desta época e de ter sofrido uma derrota surpreendente na final da Taça da Liga Sul-Africana no mês passado. Rulani Mokwena foi despedido em julho, apesar de ter vencido o campeonato com uma margem recorde de 23 pontos.
No Mundial de Clubes, em junho, o Sundowns está no Grupo F com o Borussia Dortmund, o Fluminense e o clube sul-coreano Ulsan HD.