"O verão chegou à cidade — e com ele nossa primeira onda de calor do ano. Este calor extremo não será apenas desconfortável e opressivo, mas também brutal e perigoso para quem passa longos períodos ao ar livre", declarou Eric Adams, mayor de Nova York.
"A onda de calor desta semana pode ser mortal e ameaçadora à vida se não estiverem preparado", alertou o político em comunicado oficial.
Sorte da FIFA que o único jogo que acontece no MetLife Stadium durante esta semana será o encontro entre FC Porto e Al-Ahly, às 02:00 (de Lisboa). Para se ter ideia, a expectativa é de que, mesmo à noite, a temperatura esteja na casa de 31ºC, exatamente no horário do jogo.
O alerta de tempo severo estende-se por todo o país e é preciso lembrar que a última jornada do torneio intercontinental tem jogos durante o pico de calor, durante a tarde. Benfica e Bayern de Munique, por exemplo, enfrentam-se em Charlotte, com uma expectativa de termómetros na casa dos 37ºC.
A FIFA, em comunicado oficial, garantiu que está a monitorizar a questão da temperatura com especialistas, além de estar em contato direto com os clubes sobre as decisões relacionadas a jogos nestas condições. Atualmente tem havido pausas para hidratação durante as partidas.

"A FIFA continuará a monitorizar as condições climáticas em coordenação com as equipas do local para garantir uma experiência segura e agradável para todos os envolvidos. A principal prioridade da FIFA é a saúde de todos os envolvidos no futebol, e os especialistas médicos da FIFA têm mantido contato regular com os clubes participantes para abordar a gestão do calor e a aclimatação", declarou a entidade.
O posicionamento é importante, mas já deixa um asterisco no ar sobre a simultaneidade dos duelos da última jornada. Será que numa eventual paralisação devido ao calor, o outro jogo do grupo será automaticamente interrompido também? Depois dos alertas de raio e tempestades, o drama climático está novamente a bater à porta da FIFA.
Em jogos da liga de beisebol do país, a MLB, jogadores e árbitros chegaram a desmaiar com o forte calor dos últimos dias.
Cenas inusitadas e reclamações
O calor já fez, por exemplo, o Borussia Dortmund optar por deixar os suplentes no balneário a assistiram à primeira parte da vitória sobre o Mamelodi Sundowns por 4-3, no último sábado, em Cincinnati.
“Os nossos suplentes assistiram à primeira parte de dentro do balneário para evitar o sol escaldante no Estádio TQL – nunca tínhamos visto isto antes, mas, com este calor, faz todo o sentido”, escreveu o clube no X.
Após a derrota com o Flamengo por 3-1, Malo Gusto, do Chelsea, destacou também as condições climáticas adversas.
"É muito complicado jogar numa temperatura como esta. O campo também fica muito quente, mas temos que lidar com isso. São condições idênticas para todos os clubes. O que devemos fazer é superar este empecilho", afirmou o jogador.
Os suplentes do Real Madrid, especialmente àqueles que entraram na vitória sobre o Pachuca por 3-1, chegaram a ficar apenas com os coletes nos bancos e retirar as chuteiras, calçando sandálias.
Preparação para o Mundial-2026
Harry Kane, goleador do Bayern e uma das estrelas do Mundial de Clubes vê a experiência extrema como até uma preparação para o Mundial de seleções do próximo ano, quando as temperaturas estarão ainda mais elevadas.
"Esta é uma grande experiência para mim e para alguns dos outros jogadores ingleses que vão disputar o Mundial no próximo ano. Há algo de especial nestes jogos do Mundial, e no próximo ano será igual. Quando saímos do relvado, estamos a pingar, com cãibras. Deixamos, de facto, tudo em campo", declarou o atleta ao Flashscore.
"(Vamos discutir) como nos sentimos, como nos adaptamos ao calor e que tipo de métodos de treino vamos utilizar no próximo ano. Tudo isto é uma boa experiência, porque o próximo verão vai ser difícil, sem dúvida, e temos que aproveitar essas experiências", acrescentou Kane.
O Campeonato do Mundo do ano que vem será a segunda dos Estados Unidos. Em 1994, o país sediou àquele que foi o Mundial de seleções mais quente da história, com os termómetros a registar 46ºC num jogo da Alemanha com a Coreia do Sul.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_______________________________________________________________________________