Mais

Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo em duelo nacional de feridas abertas nos oitavos

Palmeiras e Botafogo voltam a encontrar-se
Palmeiras e Botafogo voltam a encontrar-seVilmar Bannach / Alamy / Profimedia, Opta by Stats Perform
Com algumas contas a ajustar, Palmeiras e Botafogo, os dois últimos campeões brasileiros, lutarão por uma vaga nos quartos de final do Mundial de Clubes, este sábado, às 17:00 portuguesas.

Siga as incidências da partida

Os representantes de São Paulo e Rio de Janeiro enfrentam-se nos Estados Unidos para mais uma ronda de uma rivalidade que cresceu nos últimos anos, quando as duas equipas lutaram pelos cobiçados troféus do Brasileirão e da Libertadores.

O Verdão, grande protagonista do futebol sul-americano nos últimos anos, tirou o título do Brasileirão de 2023 do Botafogo, mas, um ano depois, o Fogão vingou-se conquistando o troféu e expulsando os esmeraldinos da principal competição de clubes da América.

No Lincoln Financial Field, casa dos Philadelphia Eagles, dois embaixadores do futebol sul-americano - neste caso, mais conhecidos pela solidez tática do que pelo futebol vistoso - lutarão por uma vaga nos quartos de final.

A antevisão do Palmeiras - Botafogo
Flashscore

Tanto o Palmeiras quanto o Botafogo, ambos treinados por portugueses, terão ausências importantes no único confronto dos oitavos do renovado torneio da FIFA que coloca frente a frente duas equipas do mesmo país.

O vencedor irá defrontar na próxima ronda o vencedor do duelo entre o Benfica e o Chelsea, que jogam no mesmo dia em Charlotte (23:00 de Portugal).

"Há uma rivalidade"

Em Filadélfia, perante uma vaga de calor recentemente aliviada por chuvas ligeiras, palmeirenses e botafoguenses vão poder resolver de uma vez por todas os assuntos pendentes.

Os paulistas deram um golpe humilhante nos cariocas no Campeonato Brasileiro de 2023, com o Botafogo a desperdiçar uma vantagem de 13 pontos e a perder o título no final da temporada.

Os comandados de Abel Ferreira conseguiram uma reviravolta histórica que começou justamente contra os herdeiros do imortal Garrincha, vencendo-os por 4-3 no estádio Nilton Santos, no Rio, apesar de terem começado a perder por 3-0.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Mas aquele 1 de novembro de 2023 revelou-se uma maçã envenenada para o Palmeiras, que desde então não venceu o seu adversário, perdendo três vezes e empatando duas.

Os deslizes foram decisivos na temporada seguinte, quando o emblema da Estrela Solitária conquistou uma inédita dobradinha sob o comando do técnico português Artur Jorge, atualmente no Al-Rayyan, do Catar: Brasileirão e Libertadores.

Na Libertadores, eliminou o adversário nos oitavos de final (4-3 no agregado) e no campeonato venceu a primeira volta (1-0) e a segunda (1-3).

"Existe uma rivalidade. O Botafogo reforçou-se muito. Tem excelentes jogadores, o moral do treinador está em alta, venceu o PSG e teve um bom desempenho contra o Atlético de Madrid", disse o treinador palmeirense.

Ausências sentidas

O Fogão, como diz Abel Ferreira, conseguiu uma das maiores surpresas do torneio ao vencer o campeão europeu por 1-0 e ficar em segundo lugar no Grupo B, à frente dos Colchoneros.

"Não é de graça que se faz história. Foi preciso muito sacrifício", disse o capitão Marlon Freitas, cujo fiel companheiro de ataque, Gregore, estará suspenso.

A ausência do médio poderá fazer com que o treinador Renato Paiva regresse ao seu tradicional 4-4-2, que alterou para um 4-3-3 quando defrontou os gigantes europeus na fase de grupos.

Histórico de confrontos
Histórico de confrontosFlashscore

O Palmeiras, por sua vez, terá uma baixa na defesa com a lesão de Murilo, companheiro habitual do capitão paraguaio Gustavo Gómez.

O defesa lesionou-se no empate com o Inter de Miami, de Lionel Messi, que os paulistas superaram na hora certa para assumir a liderança do Grupo A.

"Essa partida representa muito. Os últimos jogos entre Botafogo e Palmeiras foram de alto nível e intensidade", disse o lateral botafoguense Alex Telles. "É uma rivalidade saudável para o futebol brasileiro", completou.

Onzes prováveis:

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs, Joaquín Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos, Mauricio; Estêvão, Vitor Roque, Facundo Torres. Técnico: Abel Ferreira.

Botafogo: João; Vitinho, Jair, Alexandre Barboza, Alex Telles; Artur, Marlon Freitas, Allan, Jefferson Savarino; Gonzalo Mastriani, Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________