"A incongruência da situação não passa despercebida a ninguém, exceto, claro, a Gianni Infantino e aos seus cortesãos. Do alto da sua torre de marfim, que percorre nos quatro cantos do planeta, o presidente da FIFA não se incomoda com o destino que o calendário internacional reserva aos protagonistas da modalidade, enquanto o 'seu' Campeonato do Mundo de Clubes prova, até ao absurdo, que é urgente pôr fim a este jogo de massacre", pode ler-se no comunicado emitido pela UNFP sobre a atual competição internacional.
Com consequências para a condição física dos jogadores e para a organização dos campeonatos, a competição é desaprovada pelo sindicato.
"É desprezar a saúde física e mental dos jogadores em nome de alguns dólares suplementares, ridicularizando ou, pior ainda, ignorando as convenções colectivas que, um pouco por todo o lado, prevêem um período incompressível de três semanas de descanso para os futebolistas entre duas épocas desportivas", continua o comunicado.
"Ele não se importa que o Paris Saint-Germain faça o seu 6.2º jogo da época no domingo, quando quatro clubes da Ligue 1 já retomaram os treinos para preparar a época 2025/26 e três outros farão o mesmo na segunda-feira...", prossegue a nota.
O calendário da nova temporada da Ligue 1 foi revelado na sexta-feira. O PSG pediu que fosse alterado para poder beneficiar de um pouco mais de descanso, sobretudo se chegar ao fim da competição a 13 de julho. O pedido foi em vão.
Os campeões europeus iniciam a época contra o Nantes a 17 ou 18 de agosto, apenas um mês depois da final do Campeonato do Mundo de Clubes.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________________________________________