A FIFA, que já tinha anunciado no início de março uma dotação global de mil milhões de dólares (924 milhões de euros) para o novo formato do Mundial de Clubes, detalhou a distribuição dos montantes pelas 32 equipas participantes: 475 milhões de dólares (439 milhões de euros) serão distribuídos pelo desempenho desportivo e 525 milhões de dólares (485 milhões de euros) pela participação.
Somando todos os prémios de desempenho ao longo da competição, bem como o prémio de participação, a equipa que sair vitoriosa da competição após os sete jogos disputados pode ganhar até 125 milhões de dólares (cerca de 116 milhões de euros).
Os clubes europeus, entre os quais se encontram o FC Porto e o Benfica, ficam com a maior parte dos bónus de participação, recebendo cada um entre 12,81 (11,8 milhões de euros) e 38,19 milhões de dólares (35 milhões de euros).
A FIFA informou que os montantes exactos para cada clube europeu serão fixados de acordo com critérios desportivos e comerciais.
As equipas da América do Sul receberão 15,21 milhões de dólares (14 milhões de euros) de bónus de participação cada uma, enquanto as da América do Norte, Central e Caraíbas, da Ásia e de África receberão 9,55 milhões de dólares (8,9 milhões de euros).
Por último, o representante da Oceânia (Auckland City) receberá 3,58 milhões de dólares (3,3 milhões de euros).
"O modelo de distribuição representa a maior dotação alguma vez atribuída a uma competição que inclui uma fase de grupos e uma fase a eliminar", afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em comunicado.
"Para além da dotação prevista para os clubes participantes, será implementado um programa de solidariedade sem precedentes com o objetivo de redistribuir mais 250 milhões de dólares para o futebol em todo o mundo", acrescentou.
Infantino afirmou que "todas as receitas (do torneio) serão redistribuídas ao futebol de clubes".
"As reservas da FIFA, que são mantidas para o desenvolvimento do futebol mundial através das nossas 211 associações membros, não serão utilizadas", concluiu o presidente.