Embora nos últimos meses sob o comando de Carlo Ancelotti tenha começado a aparecer com mais frequência, Arda Güler foi um dos grandes beneficiados com a chegada de Xabi Alonso ao Real Madrid . O treinador nascido em Toulouse brincou com o seu papel nos dois primeiros jogos, mas parece já ter encontrado a chave para tirar o máximo partido dele. O otomano abandonou a ala e até o meio-campo para recuar, por vezes até para a base, para centralizar o jogo da equipa na construção e dar uma ajuda nas tarefas defensivas.
Se antes podia jogar como "10" entre as linhas ou como "11" no flanco direito, agora passa para as posições de "5" ou "6". Nos três defesas centrais que Xabi utilizou nos últimos dois jogos, contra o Salzburgo e a Juventus, Arda Güler desempenhou esse papel. Além disso, reforça os seus companheiros de equipa, com Fede Valverde mais livre quando se trata de fazer sair a bola e Bellingham a poder dar-se ao luxo de aparecer onde lhe apetece.
Já nos mapas de calor podemos ver uma grande mudança nas áreas de ação do jogador turco em comparação com os últimos jogos da época passada. De um pouco mais enquadrado na direita e tendendo a posições entre as linhas para pressionar em todo o centro do campo, como contra o Salzburgo e a Juventus. O próprio Xabi disse-o na flash pós-jogo à DAZN, após a vitória sobre a Juve, quando explicou por que razão adiantou Tchouaméni na segunda parte. "A Juve estava um pouco mais recuada, por isso mudámos um pouco a abordagem. Colocámos o duplo '6' com Arda e Aurelien".

_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_______________________________________________________________________________