Mais

Mundial de Clubes: Yildiz continua a brilhar e quer ser o centro do projeto da Juventus

Kenan Yildiz, jogador da Juventus
Kenan Yildiz, jogador da JuventusCHARLY TRIBALLEAU / AFP
O desempenho com Tudor no banco e a sua posição preferida estão a realçar as qualidades do turco, que marcou o golo mais bonito da sua carreira contra o Wydad.

Dois golos e meio contra o Wydad, incluindo "o golo mais bonito da sua carreira", os olhos do mundo inteiro postos nele depois do seu segundo grande desempenho no Mundial de Clubes e, provavelmente, também o receio dos adeptos da Juventus de o verem sair, tal como outros jovens craques (Dean Huijsen e Matias Soule, sobretudo).

O desempenho de Kenan Yildiz contra a equipa marroquina, em Filadélfia, encantou toda a gente, mas acima de tudo confirmou quem é a verdadeira estrela ofensiva da Juventus de hoje, apesar de ter apenas 20 anos.

O "10" bianconeri, depois de uma época de altos e baixos em que espelhou o desempenho da Velha Senhora, pode certamente orgulhar-se de um desempenho diferente com Igor Tudor no banco, talvez por estar de novo a desempenhar o seu papel ideal.

O germano-turco, na sua primeira época a sério com a camisola preta e branca, já tinha demonstrado que conseguia aguentar a pressão de vestir um número tão pesado e foi várias vezes questionado por Thiago Motta do ponto de vista tático: o treinador ítalo-brasileiro via-o como um jogador exterior do lado direito, mas Yildiz mostrou em campo, mais do que em palavras, qual era a sua posição preferida, aquela em que podia fazer sobressair as suas melhores qualidades: drible, passe na área e remate à baliza.

De regresso ao centro-esquerdo do ataque bianconeri, Yildiz teve um impacto positivo na parte final da época, apagando imediatamente da memória coletiva o vermelho direto recebido contra o Monza, que o impediu de jogar contra o Bolonha e a Lazio.

Yildiz voltou a jogar à esquerda
Yildiz voltou a jogar à esquerdaFRANCK FIFE / AFP / Opta by Stats Perform

A sua avaliação de mercado (50 milhões de euros) é a dos grandes intérpretes do futebol europeu: considerando apenas os nascidos em 2005, de acordo com o Transfermarkt, apenas Desire Doue, Dean Huijsen e Leny Yoro custam mais neste momento, embora numa hipotética negociação de mercado este não seria certamente o montante necessário para convencer a Juventus.

O clube piemontês não tem qualquer intenção de se privar da sua estrela, e a qualificação para a Liga dos Campeões ajudou a reforçar a sua posição a este respeito: neste momento, Yildiz representa o presente e o futuro da equipa, bem como o jogador à volta do qual tentar construir um grupo vencedor.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________