Mais

Novo Mundial de Clubes vai avançar com 32 equipas

O Real Madrid venceu a prova em 2022
O Real Madrid venceu a prova em 2022AFP
FIFA aprovou os planos para a nova competição. Primeira edição com o formato renovado vai acontecer em 2025.

Um ano antes da mudança de formato do Campeonato do Mundo de seleções, também o Mundial de Clubes vai sofrer alterações. A FIFA aprovou as mudanças para a competição que vai passar a ter 32 equipas em vez das habituais oito (seis campeões continentais, mais o anfitrião) e realizar-se de quatro em quatro anos.

A distribuição das vagas ainda não é definida, mas o the Athletic avança que Chelsea e Real Madrid, os últimos dois vencedores da Liga dos Campeões vão ter o lugar garantido, sendo que a eles se deverão juntar as equipas que conquistarem a competição em 2023 e 2024. Ficam assim definidas quatro vagas da UEFA, a que faltam mais oito lugares que terão de ser definidos.

Na América do Sul a distribuição das seis vagas ainda está a ser analisada, uma vez que a conclusão da Libertadores, principal torneio continental, não acontece a tempo do Mundial de Clubes. Para já, Palmeiras (2021) e Flamengo (2022) estão garantidos, bem como os vencedores de 2023 e 2023, sendo que há também a hipótese de participarem os vencedores da Sul-Americana.

Recorde-se que a ideia original era um torneio de 24 equipas que devia ter tido lugar em 2021, na China. Contudo, a pandemia de COVID-19 acabou por adiar a prova. Em 2023, a prova vai disputar-se na Arábia Saudita, ainda com sete equipas.

Confira a distribuição das vagas por Confederação: Ásia (quatro), África (quatro), América do Norte e Central (quatro), América do Sul (seis), Oceânia (um), Europa (12) e a última é para o campeão do país que organiza a prova.