Mais

Mundial de Clubes: Porque é que o Salzburgo está presente e outras equipas de renome não estão?

Alexander Schlager, Leandro Morgalla e a sua equipa de Salzburgo vão disputar o Campeonato do Mundo de Clubes
Alexander Schlager, Leandro Morgalla e a sua equipa de Salzburgo vão disputar o Campeonato do Mundo de ClubesČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

O Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA 2025 será o maior de sempre, com 32 clubes de topo a competir nos Estados Unidos. Com um formato alargado, o torneio promete um mês de futebol de classe mundial. Mas muitos adeptos ficaram surpreendidos com o facto de o Salzburgo estar entre as equipas europeias qualificadas, enquanto outros gigantes europeus ficaram de fora. Como é que isso é possível?

Como o Salzburgo conseguiu estar entre as melhores equipas do mundo? A qualificação para 2025 e o ranking da FIFA explicados

Das 32 equipas qualificadas, 12 são europeias. Entre elas estão os vencedores das últimas quatro finais da Liga dos Campeões da UEFA - o que significa três equipas, uma vez que o Real Madrid venceu duas vezes.

As restantes equipas qualificaram-se com base na sua classificação na UEFA. Mas como o Campeonato do Mundo de Clubes tem como regra que cada país europeu só pode ser representado por duas equipas no máximo, a equipa austríaca do Salzburgo conseguiu passar à fase de apuramento, pois ficou em 18.º lugar. Tudo isto apesar de só ter chegado uma vez aos oitavos de final da Liga dos Campeões e de ter caído duas vezes na Liga Europa, onde falhou sempre na primeira ronda do "play-off".

No entanto, o Salzburgo qualificou-se várias vezes para a fase de grupos (agora fase de apuramento para a Liga dos Campeões) como vencedor da Bundesliga austríaca. Ganhou 14 dos últimos 18 títulos, incluindo uma série de 10 consecutivos, antes de ficar em segundo lugar para o Sturm Graz na época passada.

Porque é que equipas como o Liverpool, o Arsenal ou o Barcelona vão faltar este ano?

O Barcelona também não vai participar no torneio, uma vez que os Blaugranas foram ultrapassados pelo Real Madrid e pelo Atlético de Madrid para os dois lugares da LaLiga. O Arsenal e o Liverpool estão entre os clubes ingleses ausentes - a Premier League será representada por Manchester City e Chelsea, dois dos três últimos vencedores da Liga dos Campeões.

Enquanto Lionel Messi vai brilhar no Mundial de Clubes com o Inter Miami, o seu rival de longa data Cristiano Ronaldo vai falhar o torneio. O seu Al Nassr não se qualificou, pois a única vaga para um clube saudita foi para o Al Hilal, o atual campeão da liga, orientado por Jorge Jesus.

Qual é o alinhamento final das equipas qualificadas para o Campeonato do Mundo de Clubes de 2025?

Grupo A: FC Porto, Palmeiras, Al Ahly, Inter Miami

Grupo B: PSG, Atlético de Madrid, Botafogo, Seattle Sounders

Grupo C: Bayern de Munique, Boca Juniors, Benfica, Auckland

Grupo D: Chelsea, Flamengo, Esperance Tunis, Club Leon

Grupo E: Inter, River Plate, Urawa Reds, Monterrey

Grupo F: Dortmund, Fluminense, Mamelodi Sundowns, Ulsan

Grupo G: Manchester City, Juventus, Al Ain, Wydad

Grupo H: Salzburgo, Real Madrid, Pachuca, Al Hilal

Grupos, classificações e resultados do Mundial de Clubes da FIFA

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver