Mais

Reportagem Flashscore: Viver o Mundial de Clubes ao estilo norte-americano

Adeptos do Monterrey durante o "Tailgate"
Adeptos do Monterrey durante o "Tailgate"Fabio Russomando
O Mundial de Clubes está a decorrer em pleno nos Estados Unidos. E para além do jogo dentro de campo, há outro espetáculo muito particular fora do estádio, o dos adeptos.

Os ingleses inventaram a "terceira parte" no râguebi, um momento pós-jogo em que as equipas e os adeptos se juntam para comer, beber e partilhar a experiência do jogo. Na América, por outro lado, decidiram fazer as coisas à sua maneira, antecipando-se e criando a tailgate party.

O famoso tailgate
Fabio Russomando

Mas o que é realmente o tailgate? É uma evolução do ritual desportivo. Horas antes do pontapé de saída, os adeptos juntam-se nos parques de estacionamento dos estádios com mesas, churrascos, música e muita comida.

Torcida do Inter
Torcida do InterFabio Russomando

Literalmente, tailgate significa porta traseira do carro. E é aí que tudo começa. Os adeptos chegam ao parque de estacionamento, abrem a porta da bagageira, que se transforma num "portão de prazer e diversão", e começam a festa descarregando comida, bebidas e estruturas temporárias, como tendas e churrascos.

Comida não falta
Comida não faltaFabio Russomando

Há bebidas, grelhados e até brincadeiras com os adeptos adversários. Não importa quem ganha, o importante é festejar.

"É uma festa", diz um adepto do Inter que deixou a Itália aos 12 anos para se mudar com a família para os Estados Unidos. "Comemos, bebemos e divertimo-nos todos juntos. É um costume que teve origem nos jogos de futebol americano, mas aqui também é bom para o futebol. O Inter está cá e por isso gritamos 'Forza Inter!'".

Adeptos do Monterrey
Adeptos do MonterreyFabio Russomando

Quilos de carne, litros de cerveja, piadas e brincadeiras: o tailgate é uma festa colectiva, colorida e goliárdica, um pré-jogo vivido no espírito certo.

Torcida do Inter e do Monterrey
Torcida do Inter e do MonterreyFabio Russomando

E entre brindes e fotografias, alguém apresenta orgulhosamente a bebida do dia numa "caneca": "Whiskey e Red Bull", apelidada de "Energizer".

E sobre a comida? "Hoje cozinhamos Rib-eye, bifes de Nova Iorque, norteña e costilla cargada", diz outro super-herói da grelha com a bandeira americana aos ombros, como o super-homem.

Em suma, uma experiência a viver que talvez os adeptos italianos devessem inspirar-se nos seus colegas americanos, também para aliviar as tensões antes do jogo.

Adeptos do Monterrey
Adeptos do MonterreyFabio Russomando

______________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________