Em Los Angeles, no Grupo E, o Inter, atual vice-campeão europeu, não foi além de uma igualdade (1-1) com o Monterrey, que até esteve a vencer, já depois do River Plate bater em Seattle o Urawa Reds (3-1), resultado que deixa os argentinos líderes isolados do agrupamento.
Já no Grupo F, o Mamelodi, de Miguel Cardoso, também lidera sozinho, depois de ter vencido o Ulsan, por 0-1, beneficiando do nulo entre Borussia Dortmund e Fluminense, que foi finalista vencido da última edição, em 2023, ainda sem o novo formato de 32 equipas.
No Rose Bowl, o central veterano espanhol Sérgio Ramos deu uma liderança inesperada ao Monterrey, aos 25 minutos, num lance com assistência do também espanhol Oliver Torres, antigo jogador do FC Porto. Ainda na primeira parte, aos 42 minutos, o argentino Lautaro Martínez refez a igualdade.
Na estreia do técnico romeno Christian Chivu, antigo defesa do emblema de Milão, a formação italiana só não chegou ao triunfo por culpa própria, e sobretudo de Martínez, que teve duas excelentes oportunidades na segunda metade para fazer o segundo golo.
Horas antes, em Seattle, Marcos Acuña, antigo lateral do Sporting, assinou duas assistências na vitória do River, primeiro no golo de Colidio, aos 12 minutos, e depois no lance do terceiro, marcado por Mesa, aos 74', tento que acabou com as dúvidas sobre o vencedor da partida.
Já depois de Driussi, aos 48 minutos, ter feito o 2-0 para o gigante argentino, Matsuo reduziu a diferença para os japoneses do Urawa Reds, aos 58, na marcação de uma grande penalidade, a castigar falta precisamente de Acuña.
Em Orlando, numa partida com apenas três mil adeptos nas bancadas de um recinto com capacidade para 25 mil, Rayners, aos 36 minutos, deu ao Mamelodi o primeiro triunfo de sempre num Mundial de clubes, numa partida em que o avançado sul-africano ainda marcou por mais duas vezes, mas ambas foram anuladas pelo VAR.
Numa partida que começou com uma hora de atraso devido ao mau tempo, os sul-coreanos Ulsan ainda tentaram o empate na segunda metade, mas a equipa de Miguel Cardoso aguentou o triunfo e entrou da melhor forma na competição, num grupo em que Borussia Dortmund e Fluminense são os principais favoritos a seguir em frente.
Em East Rutherford, na zona de Nova Jérsia, Dortmund e Fluminense ficaram a zero, numa partida em que os brasileiros até foram superiores aos germânicos, ficando perto do que seria a primeira grande surpresa da competição.
Isso só não aconteceu devido à excelente exibição do guardião suíço Kobel, que manteve a baliza dos alemães a zero, num gigante MetLife Stadium com apenas 34 mil adeptos nas bancadas, quando tem capacidade para 82 mil.
Destaque ainda para a estreia no Borussia de Jobe Bellingham, médio inglês de 19 anos, irmão de Jade Bellingham, agora no Real Madrid, mas que também passou por Dortmund muito jovem.

Esta quarta-feira, Manchester City, atual detentor do título e equipa de Ruben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes, e Real Madrid entram em prova, com os ingleses a defrontarem Wydad Casablanca e os espanhóis a terem pela frente ao Al Hilal, que conta com os portugueses João Cancelo e Rúben Neves.
_______________________________________________
Patrocinado:
Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________