Mais

Síntese do Mundial de Clubes (dia 5): Francisco Conceição bisa na goleada da Juventus

Francisco Conceição brilhou ao serviço da Juventus
Francisco Conceição brilhou ao serviço da JuventusROBERTO SCHMIDT / AFP
Francisco Conceição assinou um bis na goleada da Juventus na estreia no Mundial de clubes de futebol, a decorrer nos Estados Unidos, num dia em que o Manchester City também venceu e o Real Madrid empatou.

No Grupo G, em Washington, Conceição bateu duas vezes Rui Patrício no expressivo triunfo da Juventus por 5-0 sobre o Al Ain, num agrupamento em que o Manchester City, atual detentor do título e sem portugueses no onze, já tinha vencido horas antes, em Filadélfia, o Wydad Casablanca (2-0).

Já no Grupo H, o Real Madrid, recordista da prova, foi surpreendido pelo Al Hilal (1-1) em Miami, resultado que o Salzburgo aproveitou para fugir no comando do agrupamento, depois de bater o Pachuca (2-1), em Cincinnati, numa partida marcada pelo mau tempo.

Alberto Costa e Francisco Conceição foram titulares perante o Al Ain, emblema dos Emirados Árabes Unidos, que teve o internacional português Rui Patrício na baliza, e ambos estiveram em destaque, sobre o extremo.

Num encontro de domínio dos italianos, Conceição marcou aos 21 e 58 minutos, o primeiro com assistência de Costa, que já tinha estado na jogada no golo inaugural de Kolo Muani, aos 11.

O avançado francês também bisou, aos 45+4, com o turco Yildiz a também inscrever o nome na goleada, aos 31.

Horas antes, o Manchester City iniciou a defesa do título com Phil Foden em destaque, com o internacional inglês a marcar logo aos dois minutos e assistir o belga Doku, aos 42.

Ruben Dias e Bernardo Silva assistiram à partida no banco de suplentes dos citizens no Lincoln Financial Field, estádio com capacidade para 67 mil adeptos e que recebeu 37 mil, assim como Matheus Nunes, embora o médio ainda tenha sido lançado aos 90+2 minutos.

Pep Guardiola, que viu a sua equipa ficar reduzida a 10 unidades perto do fim, aos 88 minutos, por vermelho direto a Rico Lewis, operou as estreias do neerlandês Tijjani Reijnders (ex-AC Milan) e do francês Rayan Cherki (ex-Lyon), ambos titulares, e deu minutos ao espanhol Rodri.

O médio, atual detentor da Bola de Ouro, sofreu uma grave lesão em setembro do ano passado, situação que o levou a falhar todo resto da temporada 2024/25. O espanhol já tinha feito oito minutos em maio, na penúltima jornada da Premier League, e agora teve direito a pouco mais de 30 (entrou aos 60).

A maior surpresa de quarta-feira aconteceu em Miami, com o Real Madrid, com cinco troféus na bagagem e com o rótulo de um dos maiores emblemas europeus (recordista da Champions), a desiludir e muito na estreia perante o Al Hilal, no primeiro jogo da era Xabi Alonso como novo líder dos merengues.

Gonzalo García, avançado goleador da equipa B, foi titular, no lugar do lesionado Kylian Mbappé, e deixou a formação de Madrid em vantagem, aos 34 minutos, diferença essa que foi anulada pouco depois, por Rúben Neves, aos 41.

O médio, que foi titular no Al Hilal, assim como João Cancelo, marcou de grande penalidade, 10 dias depois do penálti que também converteu por Portugal, que deu o título da Liga das Nações à seleção nacional.

Os sauditas estrearam o italiano Simone Inzaghi como treinador e fizeram história, não só pelo resultado, mas também pela forma como se bateram com o Real, numa partida que podia perfeitamente ter acabado com um triunfo do lado do Al Hilal.

Acompanhe os relatos no site ou na app
Acompanhe os relatos no site ou na appFlashscore

Com 61 mil adeptos nas bancadas, o 1-1 foi pouco para tantas oportunidades criadas de parte a parte, incluindo uma grande penalidade falhada pelo uruguaio Federico Valverde, já nos descontos, com o marroquino Bono a impedir a vitória espanhola.

Destaque ainda para as estreias de Dean Huijsen e Trent Alexander-Arnold, e logo como titulares no Real Madrid.

O Salzburgo aproveitou e saltou para a liderança do Grupo H, com Onisiwo, aos 76 minutos, a marcar o golo da vitória sobre o Pachuca.

Em Cincinnati, numa partida com apenas cinco mil adeptos nas bancadas e que esteve interrompida durante mais de uma hora devido a uma tempestade, o israelita Gloukh já tinha dado vantagem aos austríacos, aos 42 minutos, mas Bryan González, aos 56, marcou para os mexicanos.

_______________________________________________

Patrocinado: 

Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________