Mais

TAS pronuncia-se esta terça-feira sobre litígio entre Club León e FIFA relativo ao Mundial de Clubes

Sede do CAS, em Lausanne
Sede do CAS, em LausanneDUFOUR RAPHAEL / Bestimage / Profimedia
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) vai pronunciar-se esta terça-feira sobre o litígio entre o clube mexicano Leon e a FIFA, que impediu a equipa mexicana de participar no Campeonato do Mundo de Clubes, do próximo mês, nos Estados Unidos, noticia a Associated Press.

O CAS está a ouvir esta segunda-feira um recurso do Club Leon, que pretende anular a sanção imposta pela FIFA porque a equipa mexicana tem o mesmo grupo acionista que o Pachuca, outro clube mexicano que se qualificou para o torneio de 32 equipas nos EUA, que começa a 14 de junho.

O CAS anunciou esta segunda-feira que quer um veredito urgente dos seus juízes em Lausanne, na terça-feira.

A FIFA tenciona substituir a equipa leonina pelo vencedor do play-off entre o Los Angeles FC e a equipa mexicana América, se o CAS decidir a favor da decisão da FIFA.

As regras da FIFA estipulam que o Campeonato do Mundo de Clubes deve proteger a integridade do torneio, proibindo que mais do que uma equipa participante tenha o mesmo proprietário.

O Leon e o Pachuca qualificaram-se para o Mundial de Clubes, ao vencerem as edições de 2023 e 2024, respetivamente, do campeonato continental da região da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas).

Ambos os clubes, propriedade do Grupo Pachuca, foram colocados em diferentes grupos de quatro equipas para o torneio final no sorteio organizado pela FIFA em Miami, em dezembro de 2024, apesar de a questão da participação acionista em vários clubes não ter sido resolvida.