Mais

Um momento de magia para deitar por terra o sonho americano: Inter Miami vence FC Porto

Atualizado
Livre de Messi trocou as voltas ao FC Porto
Livre de Messi trocou as voltas ao FC PortoPaul ELLIS / AFP/Opta by Stats Perform
Uma reação à bomba e com toque do mágico Messi fizeram a reviravolta a favor do Inter Miami frente a um FC Porto que marcou primeiro e podia ter chegado ao intervalo a golear, na segunda jornada do Grupo A do Mundial de Clubes. Os dragões marcaram primeiro, por Samu (08'), mas o ex-Casa Pia Telasco Segovia (47') e um livre do inevitável Messi (54') deram a volta a Anselmí em nove minutos. Os dragões enfrentam o Al Ahly na madrugada de terça-feira com uma ínfima possibilidade de avançar.

Recorde aqui as incidências do encontro

O nulo com o Palmeiras pareceu ter sido suficiente para Martin Anselmí confiar no mesmo onze para enfrentar os anfitriões, desta feita em Atlanta. Por outro lado, depois do empate 0-0 com o Al Ahly, Mascherano mexeu em duas peças, retirando Tomás Aviles e Federico Redondo, optando por Marcelo Weigandt e o jovem Benjamin Cremaschi. Este foi o primeiro jogo oficial de sempre entre uma equipa da MLS e um emblema europeu.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Começar a sofrer, acabar a desperdiçar

Messi parecia estar motivado para enfrentar um clube com o qual tem boas recordações. Estreou-se como sénior na inauguração do Estádio do Dragão e ainda brilhou na Supertaça Europeia de 2011 com um golo e uma assistência - na altura Mascherano cumpriu os 90 minutos. O argentino começou a abrir o livro desde cedo, com um passe perigoso para Suárez que Cláudio Ramos - e a bandeirola de fora de jogo - negaram.

O primeiro ataque do FC Porto na partida terminou com João Mário derrubado e com queixas na grande área. O árbitro foi rever o lance no monitor e viu o toque de Allen no lateral e assinalou grande penalidade. Samu assumiu a conversão frente a Ustari, que tinha defendido um penálti na jornada inaugural, e desta vez até acertou no lado e voltou a tocar na bola, mas não conseguiu travar o remate rasteiro do internacional espanhol. Aos oito minutos, surgiu o primeiro golo dos azuis e brancos na prova.

Porém, na resposta, o Inter Miami recuperou a bola em zona avançada e Messi saiu em contra-ataque com superioridade numérica, lançando Luis Suárez no momento certo. O avançado uruguaio, normalmente letal nestas ocasiões, não conseguiu levar a melhor sobre Cláudio Ramos que fez uma excelente mancha e ainda agarrou o ressalto. 

Apesar dos sustos - o guarda-redes portista voltou a ter trabalho ao travar o remate enrolado de Cremaschi -, a turma de Anselmi estava melhor e podia ter chegado ao intervalo a golear. Na melhor jogada coletiva, Francisco Moura cruzou para Samu amortecer de calcanhar para Mora, que deixou Busquets no chão, mas viu o seu remate negado por Falcón em cima da linha, com Ustari batido. 

Logo a seguir, o avançado espanhol arrancou desde o meio-campo e atirou à figura do guarda-redes já na área, antes de Alan Varela ter soltado uma bomba ao poste a fechar o primeiro tempo. 

Segovia e Messi tiraram o fôlego ao Dragão

A segunda parte recomeçou com os mesmos intervenientes, mas uma mentalidade diferente. A palestra de Mascherano no balneário parece ter surtido efeito, já que o Inter Miami voltou com tudo e precisou de dois minutos para chegar ao empate. Jogada rápida pela direita, com Allende a soltar para o cruzamento atrasado de Weigandt, Telasco Segovia veio de trás e, de primeira, atirou forte ao ângulo e deixou Cláudio Ramos preso ao relvado. Um golaço do ex-Casa Pia.

Lionel Messi sentiu o tabuleiro a pender a favor dos norte-americanos, pegou na batuta e ganhou uma falta em zona muito perigosa à entrada da área. Em zona central, o mago argentino tirou bem as medidas à baliza, antes de rematar em arco e colocado, ao ângulo da baliza, sem hipóteses para o guarda-redes. Nove minutos, um agitar de varinha e a reviravolta no marcador.

O FC Porto ficou atónito. Martin Anselmi procurou respostas no banco, lançando desde logo Stephen Eustáquio e Gonçalo Borges, sem ter encontrado qualquer tipo de correspondência em campo, já que Fábio Vieira e Rodrigo Mora praticamente desapareceram do fio de jogo. Pouco depois, foi a vez de Alan Varela dar lugar a William Gomes, que ficou muito perto empate quando Borges finalmente desequilibrou e cruzou rasteiro, mas o brasileiro recebeu mal o esférico.

A 10 minutos do fim, os dragões ainda esboçaram uma reação num remate de Mora desviado para canto e num cabeceamento de Samu que saiu ao lado do poste. Até ao apito final, ainda houve meias oportunidades, resolvidas por Ustari ou travadas por... Samu que se colocou no caminho da bola.

Gráfico de pressão com linhas azuis para o Inter Miami e vermelhas para o FC Porto
Gráfico de pressão com linhas azuis para o Inter Miami e vermelhas para o FC PortoOpta by StatsPerform

Com este resultado, o Inter Miami iguala o Palmeiras com três pontos no topo da tabela e enfrenta a turma de Abel Ferreira na última jornada, sabendo que um empate basta para ambas seguirem em frente. Já o FC Porto precisa de vencer o Al Ahly para sonhar com o apuramento.

Homem do jogo Flashscore: Lionel Messi (Inter Miami).

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by StatsPerform

 

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________