A grande capacidade de organização de Madrid e a paixão de Espanha pelo basquetebol (a seleção nacional é a atual campeã europeia e ganhou dois Campeonatos do Mundo e quatro Eurobaskets) foram decisivas para levar o Eurobasket daqui a quatro anos para a capital do país.
Será o quarto Campeonato da Europa a realizar-se em Espanha (depois de 1973, 1997 e 2007), para além dos Campeonatos do Mundo de 1986 e 2014.
Na fase de grupos, haverá também jogos em Atenas (Grécia), Liubliana (Eslovénia) e Tallin (Estónia).
É difícil prever quem estará na seleção espanhola em 2029, mas o Eurobasket em Madrid poderá ser uma grande oportunidade para esta segunda geração de ouro, liderada por Izan Almansa, Hugo González, Aday Mara, Lucas Langarita e Baba Miller.
Campeonato do Mundo de Futebol 2030
Mas este não é o único grande torneio que a Espanha vai receber nos próximos anos. No horizonte está o Campeonato do Mundo de Futebol masculino de 2030, coorganizado com Portugal e Marrocos, e que terá também como sedes simbólicas a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, com um jogo da fase de grupos em cada um destes países.
As cidades anfitriãs da candidatura espanhola são, em princípio, Madrid (Santiago Bernabéu e Metropolitano), Barcelona (Spotify Camp Nou e Estádio RCDE), Sevilha, Málaga, Bilbau, San Sebastián, La Coruña, Saragoça e Las Palmas. E dizemos, em princípio, porque ainda há movimentações para incluir Valência e Vigo na lista final.
Para este campeonato, à custa dos jogadores que vão surgindo nos próximos anos, há uma base que chegaria a uma idade de maturidade. É a formada por Dean Huijsen, Pedri, Gavi, Yeremy Pino, Nico Williams, Samu Aghehowa ou Lamine Yamal. A Espanha é a atual campeã europeia (tem quatro títulos e é a atual campeã) e tem um Campeonato do Mundo, embora vá procurar a sua segunda estrela no Canadá-EUA-México 2026.
Será o segundo Campeonato do Mundo de Espanha depois de 1982, ganho pela Itália, a que se junta o Campeonato da Europa de 1964. Além disso, Sevilha foi uma das sedes do Euro-2020, realizado em 2021 devido à pandemia. La Cartuja acolheu três jogos da fase de grupos e um dos oitavos de final.
Campeonato Europeu de Andebol 2028
Um ano antes do Eurobasket e dois anos antes do Campeonato do Mundo de Futebol, a Espanha acolherá o Campeonato Europeu de Andebol masculino. Realizar-se-á ao lado de Portugal e da Suíça, embora seja a sede principal.
É também uma oportunidade para a nova fornada de jogadores hispânicos, liderada pelos irmãos Cikusa, o recém-estreado Marcos Fis, Dani Fernández, Víctor Romero, Ian Barrufet ou Jan Gurri. As cidades que acolherão a seleção nacional ainda não foram confirmadas.
O Campeonato da Europa de 2028 será o segundo Campeonato da Europa a ser acolhido por Espanha, depois do Campeonato da Europa de 1996, que se realizou em Sevilha e Ciudad Real. O Campeonato do Mundo de 2013 também se realizou em Espanha.
Outros eventos
Além disso, sem deixar o andebol, o Campeonato do Mundo Feminino de 2029 será realizado em Espanha, o segundo depois daquele que foi realizado em 2021. Nesta ocasião, as sedes serão Irun, Málaga, Valência e uma na Galiza a determinar. A fase final será disputada na cidade fronteiriça.
Como se isto não bastasse, a Espanha acolhe regularmente grandes eventos internacionais em diferentes desportos, como o torneio de ténis Mutua Madrid Open, a Vuelta Ciclista a España, o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1 em Montmeló (que passará para Madrid em 2026) e quatro Grandes Prémios de motociclismo: o Grande Prémio de Espanha em Jerez, o Grande Prémio de Aragão em Alcañiz, o Grande Prémio da Catalunha em Montmeló e o Grande Prémio de Valência em Cheste.