Mais

Exclusivo com Jerome Opoku, ex-Arouca: "Sabia que um dia ia ter a minha oportunidade no Gana"

Opoku tem sido um jogador consistente para o Basaksehir nesta temporada
Opoku tem sido um jogador consistente para o Basaksehir nesta temporadaAHMET OKATALI / ANADOLU / Anadolu via AFP
O defesa ganês Jerome Opoku, que passou pelo Arouca, assinalou um marco importante na sua carreira futebolística ao estrear-se a sério pela seleção de Gana na vitória por 3-0 sobre Madagáscar nas eliminatórias para o Mundial de 2026.

A partida, disputada no Grande Estádio Al Hoceima, em Marrocos, na segunda-feira, não foi apenas um triunfo para Gana, mas também um marco pessoal para Opoku, que fez a sua primeira partida competitiva pela seleção nacional.

Depois de participar nos particulares contra Estados Unidos, Nigéria e Uganda, o jogador de 26 anos teve a sua primeira experiência no futebol competitivo com os Estrelas Negras em uma participação de 10 minutos contra o Chade, antes de ser titular contra Madagascar três dias depois.

Em entrevista exclusiva ao Flashscore, Opoku descreveu esse momento como um sonho que se tornou realidade.

"Tenho trabalhado arduamente e estava ansioso por ter uma oportunidade na seleção nacional e sabia que esse dia chegaria para ajudar a equipa. Para mim, sempre foi um sonho e um privilégio vestir as cores nacionais e defender a nação."

Otto Addo trocou o esquema 4-1-4-1 na vitória por 5-0 sobre o Chade pelo 3-5-2 contra Madagascar, o que permitiu que Opoku entrasse no onze titular em cima da hora. Apesar de ter feito apenas um treino antes da partida, o defesa ficou feliz por ter começado jogando.

"Diria que fiquei um pouco surpreendido por ser titular contra Madagáscar, mas, como já disse, sempre trabalhei e esperei ansiosamente pela minha passagem por aqui e espero ter feito o que se esperava de mim e não ter desiludido os ganeses e a equipa. Estou muito feliz por finalmente fazer a minha estreia oficial e competitiva pelo meu país, é uma honra", disse.

A transição do central de 1,90 metros para o sistema de três centrais foi perfeita, graças à sua experiência no Istambul Basaksehir, que adotou formações semelhantes nesta temporada.

"Foi fácil para mim porque no meu clube já jogámos com três defesas algumas vezes esta época, por isso foi muito fácil adaptar-me ou replicar esse sistema aqui também. Sou versátil, já joguei como lateral esquerdo quando estava na academia do Fulham e no início da minha carreira, por isso sinto-me confortável em todo o lado. Apenas tento dar o meu melhor para ajudar a equipa e fazer tudo o que os treinadores me pedem."

As recentes vitórias de Gana vêm depois de um ano de 2024 difícil, em que a seleção não conseguiu se classificar para a CAN-2025. Opoku acredita que estes contratempos motivaram a equipa a lutar mais pela qualificação para o Campeonato do Mundo.

"Desta vez, tivemos uma motivação diferente e muito maior, porque a equipa não conseguiu qualificar-se para a CAN e, por isso, precisávamos de esquecer isso e seguir em frente, e também tentar compensar todo o país vencendo jogos e qualificando-se para o Campeonato do Mundo. Tivemos de nos esforçar muito mais para que isso acontecesse. Sabemos que ainda não está feito, por isso vamos manter-nos concentrados e garantir que o trabalho é feito", acrescentou.

Com o Gana atualmente a liderar o Grupo I das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026 com 15 pontos, Opoku está otimista quanto às hipóteses de os Estrelas Negras participarem no quinto Mundial.

"Estou 200% confiante na qualificação. É esse o objetivo e o sonho. Sabemos que o trabalho ainda não está feito e que não vai ser fácil, mas vamos lutar até ao fim para garantir os pontos necessários para ficarmos em primeiro lugar no grupo e nos qualificarmos para o Campeonato do Mundo. Estamos a trabalhar afincadamente para melhorar o nosso jogo e garantir os resultados necessários nos jogos que faltam para nos qualificarmos para o Campeonato do Mundo. Continuamos concentrados na tarefa que temos pela frente e acreditamos que vamos atingir o nosso objetivo."

Apesar do sucesso recente de Gana, o clube de Opoku, o Basaksehir, tem enfrentado uma temporada mais difícil, estando atualmente no meio da tabela do Campeonato Turco.

"Tivemos uma temporada bastante difícil até agora em comparação com a temporada passada. Jogámos na Liga da Conferência, mas não conseguimos passar da fase de apuramento. Estamos fora da Taça da Liga e ocupamos o 8.º lugar no campeonato. tem sido difícil para nós, mas o objetivo é chegar à Europa, por isso vamos trabalhar mais a partir de agora e até ao final da época para o tentar alcançar. Vai ser difícil, mas é disso que se trata o jogo, por isso vamos continuar a esforçar-nos."

Opoku tem tido um desempenho consistente no Basaksehir, tendo sido titular em 24 jogos do campeonato nesta temporada e contribuindo com dois golos e duas assistências.

Owuraku Ampofo
Owuraku AmpofoFlashscore News