Ir para o conteúdo principal

Exclusivo com Ochoa: "Messi era realmente difícil, mas Ronaldo e Benzema eram letais"

Ochoa terminou a carreira em casa
Ochoa terminou a carreira em casaProfimedia

A carreira de Guillermo Ochoa levou-o da estreia como adolescente no Club América a seis Mundiais e a mais de duas décadas ao mais alto nível. Agora, depois de pendurar as luvas, a lenda mexicana recorda os momentos, treinadores e decisões que moldaram o seu percurso.

Numa entrevista exclusiva ao Flashscore, Ochoa recorda a confiança que Leo Beenhakker depositou nele desde cedo, as suas memórias inesquecíveis dos Mundiais, os anos na Europa e as lições que aprendeu com Javier Aguirre. Fala também do regresso do Málaga à LaLiga, dos seus planos para a vida depois do futebol e do legado que espera deixar.

- Guillermo, passaram algumas semanas desde o fim da sua carreira. Como está a ser a vida? Não está aborrecido? Qual é o ritmo?

De todo. Acho que me estou a adaptar confortavelmente a esta nova realidade. Depois de tantos anos no futebol, é obviamente diferente, mas estou a desfrutar. Estou a desfrutar porque já me vinha a preparar há alguns anos para o dia seguinte ao futebol. Estou tranquilo, feliz com a minha família, a viajar e a manter-me ocupado. Continuo a fazer muitas coisas, simplesmente já não dentro do relvado.

- Já tinha planeado este momento?

Sim. Depois do Mundial do Catar, comecei a pensar em quando e como queria terminar a carreira. É natural nesta idade e acho que é importante planear. Felizmente, estava preparado.

Obviamente, nos últimos anos da carreira, procurava formas de me manter ativo. Fui para diferentes países e, finalmente, estabeleci como objetivo terminar a carreira no Mundial de 2026, no México. Achei que seria uma excelente razão para continuar até lá e fechar o capítulo nesse momento.

- Há alguns dias, recebeu uma bonita homenagem em Los Angeles. Foi muito especial. O que sentiu nesse momento?

Estou muito grato, feliz e orgulhoso. Nem sempre sou muito bom a expressar o que sinto, mas receber esse carinho e esse tratamento do meu país, sobretudo dos adeptos mexicanos nos Estados Unidos, significou muito para mim.

A comunidade mexicana e latina nos Estados Unidos é muito forte e muito importante para nós. São incondicionais. Estão presentes nos bons e nos maus momentos, enchem os estádios e criam um ambiente incrível sempre que jogamos lá.

Estou muito grato por esses gestos, pela federação, pelos adeptos e pelas pessoas que organizam os jogos nos Estados Unidos. Receber uma homenagem desse tipo depois de nos dedicarmos de corpo e alma à seleção nacional é algo muito bonito. Desfrutei imenso e fiquei feliz por partilhá-la com os meus pais, que também foram uma parte importante da minha carreira.

Leo Beenhakker e o início

- Gostaria de voltar ao início, quando tinha 18 anos e Leo Beenhakker lhe deu a oportunidade de se estrear pelo Club América. O que recorda desse momento? E que tipo de treinador era Beenhakker?

Beenhakker era um treinador muito especial pelo que já tinha alcançado. Já tinha trabalhado no México e, quando regressou para a sua segunda passagem, trouxe uma mentalidade diferente, uma abordagem diferente ao treino e uma forma diferente de jogar em comparação com muitos outros treinadores.

Passara muitos anos em clubes como o Ajax e o Real Madrid, sobretudo o Ajax, e essa experiência influenciou a sua mentalidade. Acreditava nos jogadores com talento. Não olhava para a idade nem para o passaporte. Era um treinador que confiava nos jovens. Exigia muita intensidade e era muito exigente, mas, ao mesmo tempo, era muito simpático e próximo dos jogadores.

Para um jovem de 18 anos, ter aquela oportunidade num clube como o América foi incrivelmente importante. Para quem não conhece o futebol mexicano, o América é como o Real Madrid em Espanha. É o maior clube do México, com mais títulos, e dar uma oportunidade a um jovem de 18 anos não é uma decisão fácil para um treinador.

Na altura, havia um guarda-redes mais experiente que se lesionou, por isso Beenhakker teve de decidir se me colocava a jogar ou se contratava outro guarda-redes experiente. Disse-me: 'Vejo que está a fazer muito bem. Confio em si, gosto de si e acredito em si. Não me interessa a sua idade.' A partir dos 18 anos, começou a colocar-me a jogar.

- O que lhe deu enquanto treinador?

Sabia tirar o melhor dos jogadores. Percebia aquilo de que precisavam e inspirava-nos a segui-lo e a partilhar a sua visão. Podia aprender-se muito com as suas equipas. Agora já partiu, mas vou recordá-lo sempre.

Seis Mundiais

- Fez história ao tornar-se o primeiro guarda-redes a jogar em seis Mundiais. Vê isso simplesmente como uma estatística ou é a maior conquista da sua carreira?

É certamente uma das conquistas mais importantes da minha carreira. Há muitas outras quando olhamos para tantos anos de futebol, mas seis Mundiais são obviamente uma das maiores. Tivemos jogadores que disputaram cinco Mundiais, mas ninguém tinha jogado em seis. Agora somos três.

Não é fácil. Ao longo da história do futebol, vimos grandes jogadores lendários que nunca sequer tiveram a oportunidade de jogar num Mundial, enquanto outros participaram num ou dois.

Por isso, seis Mundiais dizem muito sobre longevidade, consistência e disciplina. É preciso manter um bom nível durante tantos anos, e há quatro anos entre cada Mundial. Não é fácil permanecer tanto tempo na seleção nacional. Em cada fase, é preciso provar que se é capaz e que se merece estar lá.

Sinto-me feliz por pertencer a esse grupo. Obviamente, não me posso comparar com os outros dois jogadores, mas fazer parte dessa linha na história do futebol é importante.

E também é significativo na história do futebol mexicano. Há muitos anos, o México detinha o recorde de ter participado em cinco Mundiais, e isso manteve-se durante muito tempo.

Agora esperamos que este recorde de seis dure também muitos anos, porque, se o Mundial se realizar de quatro em quatro anos, muito poucas pessoas terão a oportunidade de chegar a esse número.

- Qual dos seus seis Mundiais foi o mais importante para si?

Acho que todos foram importantes à sua maneira. Não quero estabelecer uma hierarquia, porque cada um me marcou de forma diferente. Quando somos jovens e não somos titulares, conseguir minutos como guarda-redes é muito mais difícil do que para um jogador de campo. Quando temos 19 ou 20 anos e vamos ao primeiro Mundial, sabemos que provavelmente estamos no fim da fila no que diz respeito a entrar em campo.

Em 2006, sabia que não teria muitas oportunidades para jogar. Por isso, para mim, foi um Mundial de aprendizagem, de aquisição de conhecimentos e de descoberta de como era a maior competição do futebol. Desfrutei porque não tinha a pressão de ser o número um. Estava a observar, a aprender coisas novas e a desfrutar da experiência.

Depois veio o Mundial de 2010, que também foi uma experiência de aprendizagem. As pessoas conhecem a história. Javier Aguirre era o treinador. Tinha jogado com ele na Gold Cup, vencemos a competição e qualificámo-nos para o Mundial, mas, no fim, decidiu utilizar outro guarda-redes. Foi difícil.

Continuava a jogar no México, mas também foi um momento em que reagi e disse a mim próprio: 'Quero provar que consigo fazer isto. Tenho de ir para a Europa, tenho de experimentar um tipo de futebol diferente e crescer como pessoa e como jogador.'

Depois desse Mundial, fui para a Europa. Consegui desafiar-me, melhorar e crescer muito. Experimentei o futebol europeu e joguei contra jogadores internacionais. Isso ajudou-me a conquistar os meus primeiros minutos como titular e, eventualmente, a ganhar o meu lugar.

Depois, 2014 é um Mundial que recordo com muito carinho, porque foi aí que consegui os meus primeiros minutos. Foi a minha estreia, contra os Camarões. Depois veio o jogo contra o Brasil, que foi outra grande experiência, e o encontro com a Croácia, que vencemos.

Depois veio a Rússia, em 2018. Foi um Mundial fantástico em termos de experiência. No primeiro jogo, defrontámos a Alemanha, uma equipa contra a qual muito pouca gente achava que teríamos hipóteses. E depois vencemos por 1-0. Nessa altura, já era um guarda-redes muito mais maduro. Juan Carlos Osorio confiava em mim e eu sentia-me muito confortável.

Depois veio o Catar. Fui o guarda-redes de Tata Martino desde o início. Confiava em mim como guarda-redes e como capitão. Esse Mundial teve um momento importante contra a Polónia, com o penálti que defendi de Robert Lewandowski. Conquistar aquele ponto foi muito importante para nós.

Depois do Catar, tudo parecia indicar que seria o meu último Mundial e os meus últimos minutos na seleção. Mas sentia-me bem física e mentalmente e continuava a ter vontade de lutar e de continuar a dar algo ao meu país.

Quando soube que o Mundial de 2026 seria no México, pensei: 'Isto não vai ser fácil. Ninguém na história jogou em seis Mundiais.' Mas achei que terminar a carreira num sexto Mundial no meu próprio país seria fantástico.

Por isso, continuei a percorrer o mundo para lá chegar. E, no fim, foi exatamente isso que aconteceu. Foi uma forma fantástica de fechar a carreira.

O penálti de Lewandowski

- Voltemos àquele penálti contra Robert Lewandowski. Estudou-o, mas há uma margem muito curta entre defender um penálti e sofrer um golo. O que lhe passou pela cabeça?

É um grande avançado. É letal e falha muito poucos penáltis. Obviamente, treinámos e analisámo-lo, mas os penáltis são complicados. Há também uma componente mental. Há o momento, a pressão e tudo o que acontece à nossa volta.

Como guarda-redes, analisa-se o avançado, veem-se vídeos, observam-se percentagens e estuda-se o seu estilo. Mas o avançado também estuda o guarda-redes. Sabe para onde nos movemos e porque mergulhamos numa determinada direção.

Por isso, torna-se muito mais complicado. É muito raro um guarda-redes confiar apenas no instinto.

Naquele momento, senti isso com o meu treinador de guarda-redes, o Gustavo. Estávamos há muito tempo a treinar um movimento específico sobre a linha. Servia para distrair e enganar o avançado. Tínhamos trabalhado nisso muitas vezes.

Não foi algo que inventámos de repente naquele dia. Estávamos preparados para aquela situação e, felizmente, funcionou na perfeição.

- Então, marcar um penálti é uma guerra psicológica?

Sem dúvida. O momento, a pressão, o minuto do jogo, tudo isso influencia. Os números também são importantes, mas acho que o aspeto psicológico será sempre determinante.

O jogo com o Brasil

- Há alguma defesa ou algum momento que tenha permanecido na sua memória até hoje?

Há tantos. Recordo os Mundiais do Brasil e do Catar, mas há muitos momentos bonitos a jogar pela seleção, contra o Brasil, contra os Países Baixos e contra outras equipas. Há pequenos detalhes que, por vezes, mudam um jogo. Podem tornar-se decisivos.

- Se tivesse de escolher uma ou duas defesas?

Acho que o jogo contra o Brasil, em 2014. Esse momento marcou um antes e um depois na minha carreira. As pessoas já me conheciam antes desse Mundial pelo meu percurso no México e na Libertadores, mas acho que depois desse jogo houve uma grande mudança a nível internacional. Ainda hoje, quando ando por diferentes países, pessoas de muitas nacionalidades param-me e recordam esse jogo e essas defesas.

O futuro do futebol mexicano

- Falámos muito do Mundial e da seleção mexicana. Como vê o futuro do México?

Acho que Javier Aguirre deixou uma pequena base. Construiu uma equipa competitiva para o último Mundial. As expectativas antes do torneio eram muito elevadas e Javier, juntamente com a sua equipa técnica e a sua experiência, criou uma equipa capaz de competir contra boas seleções.

Talvez não fosse a equipa mais espetacular, mas era eficaz. O Javier é muito bom nisso. Sabe tirar o máximo partido daquilo que tem.

Agora, Rafa Márquez vai tentar dar continuidade a parte do trabalho feito no Mundial. Obviamente, há jogadores que não vão continuar por muito mais tempo, por isso estará atento aos mais jovens e utilizará estes jogos amigáveis para ver com quem pode contar e que opções tem para os desafios que se aproximam. É isso que faz enquanto treinador: olha para o futuro sem descurar o presente.

O Rafa está rodeado de pessoas que sabem muito de futebol e espero que os resultados o acompanhem. Há alguns jovens jogadores muito interessantes que precisam de continuar a progredir, a crescer e a amadurecer. Tenho a certeza de que podem contribuir muito para a seleção.

França e o AC Ajaccio

- Vamos a França. Tornou-se uma lenda do AC Ajaccio em apenas três épocas. A sua chegada ficou marcada por toda a situação relacionada com o antidoping. Quão difícil foi esse momento?

Foi difícil. Custou porque vinha de um verão em que tinha sofrido muito. Estava à espera de uma transferência para o PSG e, depois, aconteceu toda a situação do clenbuterol. Estava a terminar o contrato e era um jogador livre, mas, com aquela situação, não podia assinar por ninguém. O meu futuro naquele momento era muito incerto e complicado.

Durante o mercado de transferências de verão, o único clube que veio falar comigo e disse 'Confiamos em si' foi o AC Ajaccio. O presidente, Alain Orsoni, disse-me: 'Memo, acredito em si. Acredito na sua palavra. Acredito que tudo vai correr bem. Venha treinar connosco. As portas estão abertas.' Disse-me também: 'Somos uma equipa pequena de uma cidade pequena, mas temos um coração grande e as pessoas vão gostar de si.'

Isso significou muito para mim, porque sou alguém que valoriza esse tipo de coisas. Quando a decisão saiu, algumas semanas mais tarde, e fui ilibado, alguns clubes que tinham demonstrado interesse voltaram a contactar-me, mas eu tinha dado a minha palavra a Alain Orsoni. Ele acreditou em mim quando mais ninguém o fez. Por isso, fui para lá.

Essa tornou-se uma das histórias mais bonitas da minha carreira. Passei lá três anos e desfrutei imenso. Adorei a cidade, as pessoas e a equipa.

Éramos uma equipa pequena, com um dos orçamentos mais baixos de França e expectativas muito reduzidas. Ninguém esperava que ficássemos três anos na primeira divisão, mas foi isso que aconteceu.

- Alguma vez se arrependeu de a transferência para o Paris Saint-Germain não ter acontecido? Ainda pensa no que poderia ter sido?

São coisas que não estavam nas minhas mãos. Há coisas que simplesmente não podemos controlar. O que eu podia controlar era aquilo que fazia dentro do relvado.

Quando me disseram que, depois de a situação estar resolvida, podia ir para lá, eu sabia que também estavam a contratar dois guarda-redes. Acabaram por contratar o (Salvatore) Sirigu. É o futebol. Cada um trata dos seus próprios interesses.

Estou-lhes grato porque confiaram em mim. Não foi uma decisão futebolística que impediu a transferência. Foram as circunstâncias. Podia ter feito alguma coisa de forma diferente? Não. Limitei-me a concentrar-me no que podia controlar.

Nunca lhes guardei ressentimento. Não foi uma questão de não gostarem de mim ou de não me quererem como jogador. Aconteceu por causa das circunstâncias e continuo a ter muito carinho por esse período.

Os últimos anos da carreira de Ochoa
Os últimos anos da carreira de OchoaFlashscore

- Continua em contacto com pessoas de Ajaccio?

Sim. Tinha uma amizade muito próxima com Alain Orsoni, que entretanto faleceu. Continuo em contacto com pessoas do clube e mantemos a ligação.

Chegaram mesmo a preparar uma camisola em minha homenagem para ajudar na situação que o clube tem atravessado. O Ajaccio desceu várias divisões e acho que as pessoas daquela cidade não merecem isso.

É um lugar bonito, com pessoas bonitas, e a ilha merece uma equipa na primeira divisão. Espero que o Ajaccio possa regressar lá o mais depressa possível.

Passagem por Espanha

- Depois do Ajaccio, foi para Espanha, para o Málaga e depois para o Granada. Foi feliz na Andaluzia?

Sim. Tive a sorte de viver em alguns lugares bonitos do sul da Europa. Sempre adorei a praia e Málaga é uma cidade espetacular. Os andaluzes são fantásticos. Sabem aproveitar a vida e o Málaga tratou-me muito bem durante todo o tempo que lá passei. As pessoas da La Rosaleda eram fantásticas. É um dos melhores ambientes de Espanha. Desfrutei imenso.

Foi também outro período de aprendizagem. Vinha do Mundial do Brasil, de jogar e de realizar um grande torneio, e, por vezes, encontramos circunstâncias que estão fora do nosso controlo. Tentamos fazer o nosso melhor, mas também temos de aprender que a vida e o futebol podem ser assim. Nem tudo é bonito. Há momentos em que temos de aguentar, sofrer e ultrapassar as dificuldades. Foi isso que tive de fazer e, no fim, acabei por jogar e desfrutar.

Tenho memórias bonitas da equipa e das pessoas com quem vivi, e fiz amigos lá. Dois dos meus filhos nasceram na Andaluzia, o que torna a ligação ainda mais forte. Depois mudei-me para Granada, que fica muito perto de Málaga. Também gostei muito.

Espanha tem uma liga extremamente competitiva, uma das mais importantes do mundo, a par da Premier League, e estar lá ajudou-me imenso. Claro que teria gostado de ficar mais tempo, mas surgiu outra oportunidade e segui em frente."

- Deve estar feliz por ver o Málaga de regresso à LaLiga. Acha que têm condições para garantir a manutenção?

Sem dúvida. Não vai ser fácil, mas sim. Fico encantado por ver o Málaga de volta à primeira divisão. Os adeptos merecem-no. Apoiaram o clube em todas as circunstâncias, incluindo nos momentos difíceis e nos anos na segunda divisão. Nunca abandonaram a equipa e merecem o melhor.

Tenho a certeza de que se aproximam anos melhores. Mas passar da segunda divisão para a LaLiga é difícil, sobretudo devido à diferença de orçamentos e às exigências do principal escalão. Espero que consigam os resultados necessários para garantir a permanência.

Gostaria muito de ver o Málaga permanecer na LaLiga durante muitos anos e, eventualmente, regressar às competições europeias.

Standard Liège e o regresso ao México

- Depois de Espanha, escolheu o Standard Liège apesar do interesse de outros clubes. Foi eleito Jogador da Época do clube no segundo ano e teve um período de grande sucesso. O que tornou essa fase tão especial?

Acho que foi um dos meus melhores períodos na Europa. Quando decidi ir para lá, foi porque queria lutar por títulos. Quando estamos na Europa, se não estamos num dos maiores clubes de cada país, é muito difícil ganhar campeonatos. Procurava um clube onde pudesse competir e tentar ganhar alguma coisa. O Standard é um grande e histórico clube da Bélgica.

A decisão surgiu quando estava ao serviço da seleção. O Standard procurava um guarda-redes e falei com o treinador, Ricardo Sá Pinto, uma excelente pessoa. Disse-me: 'Vai ser o meu guarda-redes. É o número um. Confio em si.'

Foi uma decisão muito acertada. Desde o início, percebia-se a importância do clube, com adeptos fantásticos, um grande estádio e excelentes instalações.

Tivemos um período muito forte. Estivemos perto do topo, quase vencemos a liga e terminámos em segundo. Qualificámo-nos para o play-off da Liga dos Campeões e jogámos contra o Ajax, que mais tarde chegou à Liga dos Campeões.

Também jogámos na Liga Europa e vencemos o Sevilha em casa. Gostei de voltar a competir na Europa.

É uma liga com muito potencial e jogadores talentosos, acompanhada por muitos observadores. Foi uma experiência muito boa jogar por um grande clube como o Standard.

Ochoa celebra com os companheiros do Standard Liège
Ochoa celebra com os companheiros do Standard LiègeJASPER JACOBS / BELGA MAG / Belga via AFP / Profimedia

- Não queria continuar na Europa? Porque acabou por regressar ao México?

Cheguei à Europa quando tinha quase 27 ou 28 anos. Passei três anos em França, três anos e meio em Espanha e três anos e meio na Bélgica. Nessa altura, tinha cerca de 34 anos. Depois de viajar pelo mundo durante tantos anos, recebi uma proposta do clube ao qual sempre tinha prometido regressar: o América.

Foi muito importante para mim a nível pessoal. Era uma proposta que não podia recusar, sobretudo de um clube como o América. Tinha outras opções para continuar na Europa, mas as circunstâncias e o momento fizeram-me sentir que era altura de regressar ao México.

Talvez, se fosse mais jovem, a decisão tivesse sido diferente, porque tinha lutado tanto para sair do México, ir para a Europa, crescer e conhecer países diferentes. Mas já estava fora há quase nove anos e meio. Nem sempre parece tanto tempo, mas foi muito. Senti que era o momento certo para voltar a casa e regressei com enorme prazer.

- Também teve propostas de outros clubes mexicanos?

Sim, mas disse que não. Para mim, se ia regressar ao México, tinha de ser para o América.

Conselhos para os jovens jogadores mexicanos

- Com toda a experiência que acumulou, que conselho daria a um jovem futebolista mexicano que queira ir para a Europa?

Dir-lhe-ia para seguir os seus sonhos e lutar para os concretizar. Tudo aquilo que estiver nas suas mãos, deve tentar maximizar, provar o seu valor e ver até onde consegue chegar. Deve procurar essa oportunidade para dar o passo seguinte e deixar a sua marca no futebol. E deve rodear-se de pessoas que acrescentem algo de positivo à sua carreira. Acho que isso é extremamente importante.

Por vezes, quando somos jovens e já alcançámos algumas coisas, é fácil deixarmo-nos levar ou pensar que já chegámos ao topo. Mas, na realidade, há muito mais pela frente.

No México, por vezes vivemos dentro de uma bolha. Isso não é necessariamente mau — o México tem muitas coisas muito boas —, mas existe um limite. Para os futebolistas mexicanos crescerem, por vezes é preciso sair do México. Não é fácil e nem todos terão sucesso, mas, se um jogador quiser realmente fazê-lo, deve tentar. É importante descobrir até onde se pode chegar e continuar a exigir o máximo de nós próprios. Claro que depende dos objetivos de cada jogador e do quanto o deseja.

Javier Aguirre e o Valência

- Javier Aguirre acabou de assumir o Valência. Trabalhou com ele na seleção mexicana. Porque é que Aguirre é o treinador a quem se liga quando é preciso apagar um incêndio? O que tem que o torna tão bom nessas situações?

Acho que é simplesmente o tipo de situação em que costuma encontrar-se. Na maioria dos casos, as equipas a que chega não estão a atravessar um bom momento. Talvez em 85 ou 90 por cento das vezes seja preciso corrigir alguma coisa, embora por vezes se trate de um projeto mais planeado.

Mas o Javier tem uma personalidade que o torna muito bom nessas situações. Acho que a sua gestão do grupo é excelente e consegue tirar muito dos jogadores. Torna as equipas competitivas. Cria grupos que lutam uns pelos outros e estão dispostos a dar tudo pelos companheiros.

A sua personalidade, experiência e forma de trabalhar são importantes. Sabe quando deve estar próximo dos jogadores, quando deve exigir mais e quando deve pressioná-los.

Acho que há muito poucas pessoas como ele. É muito direto. Podemos gostar ou não do seu estilo, mas diz-nos as coisas na cara. E acho que isso acrescenta muito às suas equipas.

Ochoa corre para Javier Aguirre durante o seu último jogo pelo México
Ochoa corre para Javier Aguirre durante o seu último jogo pelo MéxicoČTK / AP / Fernando Llano

Vimos os resultados que alcançou. Com o Maiorca, chegou à final da Taça do Rei. Com o Osasuna, qualificou-se para a Liga dos Campeões. Demonstrou que sabe tirar o melhor de um grupo. Quando há muito movimento e o rio está turbulento, ele é alguém que sabe liderar uma equipa.

Estou convencido de que, se o Valência lhe der tempo e paciência, poderá ter ali um treinador durante muitos anos. O Valência é um clube difícil, toda a gente sabe disso, mas, se lhe derem tranquilidade e tempo para trabalhar, acho que pode fazer um trabalho muito bom.

Respostas rápidas

- Terminemos com algumas perguntas rápidas. Que jogador lhe criou mais problemas?

Joguei contra muitos jogadores excelentes. Mas acho que Lionel Messi era realmente difícil. Quando recebia a bola, se virava e olhava para o guarda-redes, era preciso ter muito cuidado.

O Ronaldinho também era muito bom. O Neymar tinha uma velocidade e uma intensidade incríveis. Depois, há jogadores como o Cristiano Ronaldo e o Karim Benzema, que são letais.

Por vezes, pensamos que estamos a jogar melhor do que eles, mas, se nos desconcentrarmos por um instante, marcam dois golos. São jogadores deste tipo que podem mudar um jogo com um pequeno erro.

- Quem era o seu ídolo de infância? Que guarda-redes o inspiraram?

Tive vários. Gostava do Iker Casillas, do (Gianluigi) Buffon, do (Edwin) van der Sar, do Dida e do Óscar Córdoba. Seguia muitos desses guarda-redes quando era criança. Também via o Fabien Barthez. Gostava desse tipo de guarda-redes. O (José Luis) Chilavert era outro. Não era exatamente o meu estilo, mas admirava-o imenso."

- Vai continuar ligado ao futebol? Quais são agora os seus planos? Como será o próximo capítulo da vida de Guillermo Ochoa?

Sim, sem dúvida. Vou continuar ligado ao futebol. Tenho vários projetos. Estou a trabalhar como embaixador em diferentes projetos, incluindo iniciativas relacionadas com o futebol espanhol, italiano e francês, além de projetos no México. Também estou a trabalhar com a FIFA. Tenho feito palestras e trabalhado em campos de futebol e noutros projetos.

Estou também a desenvolver um projeto que envolve software capaz de ligar pais, filhos, ligas e árbitros. A ideia é digitalizar o futebol amador no México e nos Estados Unidos, dando aos jovens jogadores oportunidades para se mostrarem, melhorarem e acederem a ferramentas psicológicas. Queremos também dar-lhes oportunidades para estudarem online sem terem de pagar tudo do próprio bolso e, potencialmente, ajudá-los a conseguir bolsas de estudo.

Por vezes, concentramos demasiado a atenção no futebol profissional, mas há tantas áreas na formação onde podemos ajudar. Nem todas as crianças vão tornar-se futebolistas da primeira divisão ou jogar num Mundial. Mas, se conseguirmos ajudar uma criança a encontrar emprego, prosseguir os estudos ou simplesmente manter-se afastada da rua, isso já é um sucesso. É uma das coisas em que estou focado, sobretudo na América Latina, nos Estados Unidos e no México.

Vou continuar no futebol. Também estou a fazer algum trabalho em televisão. Vou continuar a trabalhar como embaixador e a procurar formas de me manter ligado ao América e à seleção mexicana. Quanto a tornar-me treinador, não vejo isso a acontecer. Não é algo que esteja a considerar.

Receba todas as notícias sobre as suas equipas e jogadores favoritos!

Transferências, notícias, entrevistas: ative as noficações para os artigos sobre os seus jogadores e equipas favoritas.

Como ativar as notificações?

Escolha o Flashscore no GoogleVeja os nossos artigos mais vezes
AdicioneAdicionar no Google

Futebol