Mais

Benzina (Marrocos) faz história com o hijab no Mundial

Nouhaila Benzina na história dos Campeonatos do Mundo
Nouhaila Benzina na história dos Campeonatos do MundoAFP
Nouhaila Benzina tornou-se a primeira jogadora a usar um hijab durante um jogo do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, ao envergar o lenço muçulmano no jogo de Marrocos contra a Coreia do Sul (1-0), neste domingo.

Recorde as principais incidências da partida

A FIFA levantou a proibição do uso do hijab por futebolistas há quase uma década, depois de preocupações anteriores com a segurança das jogadoras. A defesa Benzina, de 25 anos, internacional por Marrocos, correu contra a Coreia do Sul em Adelaide para escrever o seu nome nos livros de história.

Benzina partilhou publicações nas redes sociais antes do Campeonato do Mundo sobre o uso do hijab, mas não falou com os meios de comunicação social na Austrália e na Nova Zelândia sobre o assunto.

Ela disse recentemente à emissora Al Jazeera que seria um momento de orgulho: "Muito trabalho foi feito ao longo de muitos anos e, graças a Deus, o resultado foi positivo. Esperamos jogar a um nível elevado e honrar os marroquinos".

O raio de ação de Benzina
O raio de ação de BenzinaOpta by Stats Perform

Vários outros desportos levantaram a proibição do hijab nos últimos anos, incluindo o basquetebol, mas continua a não ser permitido durante os jogos oficiais de futebol em França.

As marroquinas, treinadas pelo francês Reynald Pedros, participam no seu primeiro Campeonato do Mundo Feminino depois de um histórico segundo lugar na Taça das Nações Africanas Femininas de 2022.

As sul-coreanas foram goleadas por 6-0 pela Alemanha na sua estreia no torneio, num jogo em que Benzina não saiu do banco.