Feminino: Brasil conta com Marta para o Mundial-2027

Marta na Copa América 2025
Marta na Copa América 2025FRANKLIN JACOME/GETTY IMAGES VIA AFP

Arthur Elias, o selecionador da equipa feminina do Brasil, país onde se vai realizar o Mundial em 2027, afirmou em entrevista à AFP que "conta" com a lenda Marta, que fará 40 anos em fevereiro.

"Conto com ela, conto com todas as jogadoras que estão em boa forma, como a Marta, mas nem ela nem eu sabemos se vai participar, só o tempo o dirá", explicou o selecionador numa entrevista concedida no domingo à AFP.

Em maio passado, a incansável número 10 foi chamada de novo à seleção nacional após nove meses de ausência, para disputar jogos amigáveis. Em junho, defrontou a França em Grenoble num particular (vitória das Bleues por 3-2), antes de ser convocada para a Copa América em julho passado.

No final da final olímpica perdida por 1-0 frente aos Estados Unidos em agosto de 2024, em Paris, a avançada afirmou, no entanto, que tinha "provavelmente" feito o seu último jogo com as cores do Brasil. Eleita seis vezes melhor futebolista do mundo pela FIFA, Marta detém o recorde de golos marcados em Mundiais, tanto em competições masculinas como femininas, com 17 golos, mais um do que o alemão Miroslav Klose.

Apesar de dizer que vive "um dia de cada vez", a estrela da canarinha admitiu há alguns meses que não excluía totalmente a possibilidade de disputar o seu sétimo Mundial em 2027, sabendo que o torneio vai decorrer no Brasil.

"É uma competição fundamental para o desenvolvimento do futebol sul-americano. Era necessária. Muitos países da América do Sul ainda precisam de investir mais no futebol feminino, proporcionar melhores condições e, quando existe uma competição que traz visibilidade, surgem mais oportunidades de crescimento", explicou também à AFP o selecionador Arthur Elias.

A sua seleção, finalista em Paris-2024, é favorita ao Mundial do próximo ano? "Temos uma grande oportunidade, porque a seleção atravessa um excelente momento e conta com jovens jogadoras que ainda vão evoluir até ao Mundial", garantiu, acrescentando que "o facto de jogarmos em casa aumenta as nossas hipóteses, estou otimista".