“É um grupo competitivo, com a Finlândia como a equipa que se apresenta mais próxima de nós, naquilo que têm sido os seus desempenhos. É uma equipa que competiu no Campeonato da Europa, como nós, e fez um grande Campeonato da Europa, sendo eliminada aos 90+3 minutos pela Suíça no último jogo. Por isso, é uma equipa sempre muito competitiva”, começou por dizer Neto.
O selecionador, que marcou hoje presença no sorteio de apuramento para o Mundial2027, em Nyon, na Suíça, falou com ‘reservas’ em relação ao que pode esperar a seleção no Grupo B3 da Liga B e quando também defrontará a Letónia e a Eslováquia.
“Temos duas viagens também difíceis (Eslováquia e Letónia) especialmente nas deslocações fora, pelo clima, pelas condições dos terrenos. São equipas que também estão no seu crescimento, e onde teremos mais uma vez que estar ao nosso melhor nível, porque a competição internacional está cada vez mais difícil e os erros pagam-se caros. Teremos que estar sempre muito focados e muito concentrados nestas jornadas”, explicou.
Portugal, que se estreou num Mundial de futebol em 2023, num torneio coorganizado por Austrália e Nova Zelândia, tem a expectativa de entrar na fase seguinte de apuramento, dos play-off.
“Queremos sempre a mesma ambição, procuramos entrar para ganhar todos os jogos, competir ao máximo e ficarmos posicionados para o play-off que nos poderá levar ao Campeonato do Mundo. Esse é o grande objetivo”, acrescentou o selecionador.
A seleção das quinas integra o Grupo B3 (da Liga B) da fase de qualificação europeia, disputando o acesso ao play-off, no qual os vencedores, juntamente com os quatro piores classificados dos grupos da Liga A, defrontam e os terceiros e quartos da Liga B.
Para a fase seguinte avançam 16 seleções, para um segundo play-off, do qual se qualificam sete para o Mundial – juntando-se às quatro vencedoras dos grupos da Liga A -, enquanto a oitava vencedora dessa eliminatória, com pior ranking, ainda enfrenta um play-off intercontinental.
A UEFA tem 11 vagas na qualificação para o Mundial-2027, que podem ser acrescidas de uma 12.ª, em caso de triunfo nesse play-off final.
A fase de grupos das Ligas decorrerá entre março e junho de 2026 e será decisiva para o apuramento para o Mundial, bem como para uma eventual promoção da seleção das quinas à Liga A, na qual se insere a elite do futebol feminino.
