Feminino: Portugal joga qualificação para o Mundial-2027 em Paços de Ferreira e Barcelos

Portugal defronta Finlândia em Paços de Ferreira e Eslováquia em Barcelos
Portugal defronta Finlândia em Paços de Ferreira e Eslováquia em BarcelosFPF

A Seleção Nacional Feminina inicia em março a qualificação para o Campeonato do Mundo Brasil-2027, com dois encontros consecutivos em solo nacional. As Navegadoras recebem a Finlândia no dia 3 de março, no Estádio Capital do Móvel, e quatro dias depois, a 7 de março, defrontam a Eslováquia, no Estádio Municipal de Barcelos.

Estes dois encontros marcam a estreia de Portugal no Grupo 3 da Liga B da Liga das Nações, numa campanha que se estende até junho e que é decisiva, não só para o apuramento para o Mundial-2027, mas também para as contas de subida à Liga A, a divisão de elite do futebol feminino europeu. Portugal garante o regresso à Liga A se terminar no primeiro lugar do seu grupo na Liga B.

Depois da dupla jornada caseira, a Equipa das Quinas volta a competir em abril, com duas deslocações: à Letónia, em 14 de abril, e novamente diante da Eslováquia, fora de portas, a 18. A fase de grupos termina em junho, com Portugal a receber a Letónia no dia 5 e a fechar a campanha frente à Finlândia, fora, a 9 de junho.

O presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, mostrou-se satisfeito por voltar a receber um jogo das Navegadoras em Paços de Ferreira.

"É com muita satisfação que recebemos uma vez mais as Navegadores no nosso distrito, desta vez para iniciarem a sua caminhada rumo ao Campeonato do Mundo de 2027. Estou certo de que no próximo dia 3 de março o Estádio Capital do Móvel se vai unir à nossa Seleção e não vai faltar apoio às nossas jogadoras, como é normal sempre que jogam no nosso distrito. Em meu nome, e em nome da AF Porto, desejo a melhor sorte às jogadoras e equipa técnica", afirmou.

Também o presidente da Associação de Futebol de Braga, Pedro Sousa, destacou o regresso da Equipa das Quinas ao Minho: "É com enorme satisfação e orgulho que vemos a Seleção Nacional A Feminina regressar ao Distrito de Braga. Depois do jogo realizado no Estádio Municipal de Braga, em Novembro, é agora a vez do Estádio Municipal de Barcelos acolher a nossa Seleção, num claro sinal do reconhecimento da qualidade das nossas infraestruturas e do entusiasmo do Minho pelo Futebol Feminino. O encontro frente à Eslováquia, integrado na caminhada rumo ao próximo Campeonato do Mundo, reveste-se de grande importância desportiva, mas também simbólica, reforçando a ligação da Seleção ao norte do País. Estamos certos de que Barcelos e todo o Distrito de Braga saberão receber as nossas Navegadoras com o carinho, o apoio e a paixão que sempre demonstram, contribuindo para mais um passo firme rumo ao Mundial."

Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, sublinhou a honra de receber a Seleção Nacional no início da caminhada rumo ao Mundial-2027: "Ter a Seleção Nacional Feminina A de futebol a iniciar, no Estádio Cidade de Barcelos, a sua caminhada de qualificação para o Mundial é uma grande honra para o nosso município. Desejamos que signifique para as nossas jogadoras, equipa técnica nacional e Federação Portuguesa de Futebol um regresso a uma casa que sintam como sua e, nesse contexto, estou certo de que não faltará muito apoio nas bancadas. Será, certamente, o início de uma caminhada vitoriosa rumo ao Mundial e mais uma grande jornada de promoção do futebol feminino."